Brasil e Peru criam comitê para atuar na região da fronteira amazônica dos dois países
Grupo reunirá autoridades do Acre e do departamento de Ucayali; objetivo é coordenar ações de integração e desenvolvimento regional
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Brasil e o Peru firmaram um acordo para criar o Comitê de Fronteira Amazônico Centro, que vai reunir autoridades do Acre e do departamento de Ucayali para coordenar ações de desenvolvimento e integração na região de fronteira amazônica entre os dois países.
O entendimento foi formalizado por troca de notas diplomáticas entre os chanceleres Mauro Vieira, do Brasil, e o peruano Elmer Schialer Salcedo.
O novo mecanismo integra a estrutura de cooperação bilateral. Hoje, há acordos entre o Amazonas e o departamento de Loreto e entre Acre e o departamento de Madre de Dios.
LEIA MAIS
O comitê será responsável por promover iniciativas conjuntas em temas como desenvolvimento socioeconômico, infraestrutura, mobilidade e integração regional.
A medida também busca fortalecer a coordenação entre autoridades locais para enfrentar desafios comuns na região, como narcotráfico e dificuldades logísticas em áreas isoladas da Amazônia.











