Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Campanha de Ciro Gomes no Ceará une de bolsonaristas a vice-líder de Lula

Pivô de crise no PL, candidato ao governo tende a permanecer neutro na disputa presidencial

R7 Planalto|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, recebeu apoio do PL local e de Mauro Benevides, vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados.
  • Apesar do apoio do PL, não há negociação para que Ciro apoie Flávio Bolsonaro na disputa presidencial.
  • A campanha de Ciro Gomes planeja manter neutralidade na eleição presidencial, focando na disputa pelo governo do Ceará.
  • O PSDB ainda não decidiu sua posição nas eleições presidenciais, e não está claro se exigirá alinhamento de seus candidatos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Apoio a Ciro no Ceará reúne aliados do governo Lula e bolsonaristas Reprodução/Flickr Ciro Gomes - 13.07.2022

Alvo de polêmicas entre bolsonaristas pelo apoio que conseguiu do PL no Ceará, o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), que se candidata novamente ao posto, garantiu também aliança com o outro lado da disputa nacional. O deputado federal Mauro Benevides (União), vice-líder do governo Lula na Câmara, é coordenador de campanha do tucano.

Após a oficialização do apoio do PL a Ciro, aumentou no estado a expectativa de que o ex-governador apoie a candidatura do senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL). O PL local, no entanto, afirmou que a troca de apoio não esteve nas negociações sobre a aliança no estado.


Leia Mais

Além disso, conforme apurou o R7 Planalto, por ora, a campanha de Ciro avalia que ele deve seguir a neutralidade na disputa presidencial. No entendimento de interlocutores do ex-governador, a campanha dele tem que se concentrar na disputa pelo governo do Ceará. Para vencer as eleições regionais, é vantajoso para Ciro ganhar apoios de políticos lulistas ou bolsonaristas.

Nessa linha, ele conta com o apoio de Benevides, que é aliado histórico de Ciro, mas também apoia Lula, e o deputado estadual Alcides Fernandes (PL-CE), candidato ao Senado e bolsonarista.


Alcides também é pai do deputado federal André Fernandes (PL-CE), bolsonarista ferrenho no Congresso. Apesar do mal-estar entre o PL-CE e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro — que queria indicar a vereadora Priscila Costa ao Senado pelo estado —, o partido permanece ao lado de Ciro, ao menos a nível regional.

O PSDB, por outro lado, ainda não confirmou se vai manter neutralidade nas eleições presidenciais. A indefinição ainda permanece. Além disso, também não se sabe se, quando o partido tomar a decisão, vai obrigar os demais candidatos a seguirem a mesma linha: de neutralidade ou de apoio a determinado candidato.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.