Celulares, eletrodomésticos e móveis: o que os brasileiros mais querem comprar em 2026
Aparelhos eletrônicos pequenos também aparecem na lista ao lado de passagens aéreas; veja ranking
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Celulares, móveis e eletrodomésticos aparecem no ranking das principais compras que os brasileiros querem fazer em 2026. Pelo menos 99 milhões de pessoas (61% dos brasileiros) estão interessadas em trocar os smartphones neste ano. Além disso, 98 milhões (60%) desejam renovar os móveis da casa e 85 milhões (52%) estão de olho em eletrodomésticos.
Os dados constam em pesquisa do Instituto Locomotiva. A lista também mostra que está no radar dos brasileiros a compra de aparelhos eletrônicos que facilitem as tarefas diárias. Carro e moto aparecem em posições inferiores, sendo alvos do interesse de 68 milhões (42%) e 33 milhões de pessoas (20%), respectivamente.
O consumo não se restringe a bens materiais: cerca de 80 milhões de brasileiros pretendem viajar de avião em 2026.
Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, os dados revelam que os brasileiros já têm objetivos de consumo para este ano bem consolidados.
“Na maioria das vezes, não se trata de consumismo ou impulsividade, mas de planejamento. Quando o brasileiro fala em trocar o celular, comprar um móvel ou investir em um eletrodoméstico, ele está falando de organizar a vida, melhorar o dia a dia e até mesmo suas condições de trabalho”, avalia.
Como foi feita a pesquisa
O levantamento ouviu 1.500 pessoas, com mais de 18 anos, entre novembro e dezembro do ano passado. A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou menos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














