Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Governo vai criar subcomissão em cada um dos biomas para tratar de desmatamento

Casa Civil aprovou regimento que prevê medida; grupo interministerial também vai elaborar relatórios mensais

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Governo cria subcomissões permanentes para tratar do desmatamento em cada bioma brasileiro.
  • A Casa Civil aprovou o regimento da Comissão Interministerial de Prevenção e Controle do Desmatamento.
  • Subcomissões elaborarão metas e apresentarão relatórios mensais sobre suas ações.
  • Dois núcleos permanentes serão criados para monitoramento e fiscalização ambiental.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cada um dos biomas brasileiros será monitorado, para preservação e controle da devastação Vinícius Mendonça/Ibama - Arquivo

A Casa Civil aprovou o regimento interno da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e, agora, cada um dos seis biomas brasileiros terá uma subcomissão definitiva para tratar desses temas. A medida consta em resolução assinada pelo ministro Rui Costa.

De modo geral, a comissão atua para reduzir a derrubada de florestas e prevenir incêndios ambientais. O grupo é responsável por articular políticas entre ministérios e órgãos federais, bem como definir as diretrizes dos Planos de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento.


Pela norma, a presidência do colegiado ficará a cargo da Casa Civil, enquanto a secretaria-executiva será exercida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, chefiado por Marina Silva.

A expectativa é de que também sejam convidados governadores e órgãos estratégicos para participar das reuniões, como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).


As subcomissões da Amazônia, do Cerrado, da Caatinga, da Mata Atlântica, do Pampa e do Pantanal deverão estabelecer metas, definir prazos para indicadores de monitoramento e apresentar relatórios mensais sobre a execução de ações.

Outro ponto previsto é a criação de dois subgrupos permanentes: um de Monitoramento e Avaliação, para estruturar um sistema único de acompanhamento dos planos, e o Núcleo Integrado de Controle e Responsabilização Ambiental, que vai articular fiscalização e eventuais punições administrativas ou penais.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.