Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Líder do PT diz ter votos para manter veto de Lula à dosimetria, mas...

Há expectativa de que o presidente vete a proposta na cerimônia em memória aos ataques aos Três Poderes

R7 Planalto|Do R7

  • Google News
Segundo ele, tal tarefa será possível porque agora o governo terá, no mínimo, um mês para articular Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados - 16/12/2025

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), garantiu nesta quarta-feira que a bancada vai conseguir votos suficientes para manter eventual veto de Lula ao projeto de lei que modula as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, conhecido como PL da Dosimetria.

Há expectativa de que o presidente vete a proposta na cerimônia em memória aos ataques aos Três Poderes.


LEIA MAIS

No entanto, o líder já antecipou que, para ter os votos necessários, teria de trabalhar para virá-los.

“Temos todas as condições de manter o veto porque a votação foi feita de uma hora para outra. Teríamos de reverter 34 votos”, explicou Farias.


Segundo ele, tal tarefa será possível porque agora o governo terá, no mínimo, um mês para articular junto aos deputados a virada dos votos. Caso eles mantenham na Câmara o veto de Lula com, no mínimo, 257 votos, a análise não precisará ser repetida no Senado.

O líder considera que vai conseguir mudar votos do MDB, Republicanos e União Brasil, partidos considerados do “centrão”. A propósito, o União tem um acordo para dar ao menos 30 votos às pautas governistas.


Mas a oposição contraria tal entendimento, destacando que a proposta obteve ampla maioria nas votações na Câmara e no Senado.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.