Maestro João Carlos Martins completa 85 anos
Trabalho de Martins é reconhecido mundialmente; ele é tido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach
R7 Planalto|Do R7

O maestro João Carlos Martins completa 85 anos nesta quarta-feira (25). Regente da Bachiana Filarmônica Sesi São Paulo, o maestro anunciou a aposentadoria dos palcos em abril. Desde então, ele tem se dedicado mais à educação musical.
“Aos 84 anos, a mente não pode parar. Vou intensificar meu trabalho de educação musical e, ao lado de grandes profissionais, tentar inspirar pessoas a transformarem adversidades em grandes realizações”, disse pelas redes sociais na época.
Leia também
O trabalho de Martins é reconhecido mundialmente, e ele é tido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach. O músico nasceu em São Paulo, em 1940, e começou a tocar piano aos 8 anos.
“Mais do que um maestro inspirador, ele é um incentivador de talentos. Um mensageiro da emoção, capaz de alcançar o mais profundo sentimento humano”, disse o Sesi-SP pelas redes sociais.
Ao longo da vida, Martins enfrentou diversas questões de saúde e teve que passar por várias cirurgias. Uma queda, em 1965, o levou a ter atrofia em três dedos. Anos depois, foi golpeado na cabeça durante um assalto, o que comprometeu seu braço direito.
Ele ainda teve uma contratura de Dupuytren. Em 2020, o maestro passou a usar uma luva biônica para poder voltar a tocar com as duas mãos.















