Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

O plano B de Lula para destravar a rixa nas eleições do Maranhão

Presidente avalia apoiar uma terceira via na disputa pelo governo do estado para escapar de pressão de aliado

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula busca um "plano B" para resolver a disputa pelo governo do Maranhão.
  • Conflito entre o governador Carlos Brandão e o vice Felipe Camarão afeta a política local.
  • Brandão, apoiado por Geraldo Alckmin, pretende manter seu cargo e apoiar um sobrinho como candidato.
  • Lula considera Andrê Fufuca para representar uma terceira via, mas Brandão não aceita a proposta.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente Lula quer evitar desgaste com Geraldo Alckmin e Flávio Dino Ricardo Stuckert / PR - 06.02.2026

O presidente Lula tentou colocar em prática um “plano B” para resolver a disputa pelo governo do Maranhão. O estado é cenário de um embate entre o governador Carlos Brandão (sem partido) e o vice, Felipe Camarão (PT).

A movimentação ocorre porque um suposto acordo entre Brandão e o seu vice previa que o atual governador deixasse o comando do Executivo estadual até abril para disputar o Senado. Pelo acerto, Camarão assumiria o governo e teria o apoio de Brandão para concorrer ao Palácio dos Leões.


LEIA MAIS

No entanto, Brandão decidiu não concorrer ao Senado, permanecer à frente do governo e apoiar outro nome como seu candidato: o do sobrinho, Orleans Brandão.

A divisão entre eles resvala no governo federal — Brandão é apoiado por Geraldo Alckmin, vice-presidente de Lula, enquanto Camarão, por sua vez, tem o apoio de Flávio Dino, ex-governador do estado e atual ministro do STF.


Para não desagradar nem ao vice nem a Dino, Lula tentou recorrer a um terceiro nome: o de André Fufuca, ministro do Esporte, para disputar o pleito maranhense.

Fufuca, até o momento, é candidato ao Senado, mas deixa claro que está à disposição do presidente e que “vai concorrer ao que for mais adequado ao projeto de país”. Porém, segundo aliados do ministro, Brandão não aceitou a proposta de Lula e diz que seguirá no governo até o fim do mandato.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.