Donizete e Dr. Rubão têm empate técnico em Itaguaí (RJ), diz Real Time Big Data
Segundo a pesquisa, Donizete tem 32% das intenções de voto, enquanto Dr. Rubão aparece com 27%
Três Poderes|Do R7
Os candidatos Donizete (União Brasil) e Dr. Rubão (Podemos) estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Itaguaí (RJ), segundo pesquisa do Instituto Real Time Big Data encomendada pela RECORD e divulgada nesta sexta-feira (4). No cenário estimulado, quando os entrevistados têm acesso a uma lista de possíveis candidatos, eles aparecem com 32% e 27% das intenções de voto, respectivamente.
Na sequência, os candidatos Valle (PL), Gil Torres (PRD) e Dr. Antonio (MDB) aparecem com 7% cada, e Kelaine Goulart (Novo) tem 4%. Confira a lista completa:
O levantamento foi feito entre os dias 2 e 3 de outubro e contou com 800 entrevistados. De acordo com o instituto, o nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O documento está registrado no TSE (Tribunal Superior de Justiça) sob o número RJ–07989/2024.
No cenário espontâneo, quando o eleitor diz em quem votaria sem ver os nomes dos candidatos, Donizete e Dr. Rubão continuam empatados tecnicamente, com 26% e 21% das intenções de voto, respectivamente. O levantamento também mostra Valle, com 6%, e Gil Torres, com 5%. Veja:
Possibilidades de votos
A pesquisa aponta que 27% das pessoas votaria com certeza em Donizete, enquanto 36% poderiam votar e 29% não votariam. 8% afirmaram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Dos eleitores que responderam, 23% votariam com certeza em Dr. Rubão, 30% poderiam votar e 44% não votariam nele. 3% dos entrevistados dizem não o conhecer o suficiente para opinar.
Segundo o instituto, Gil Torres conta com 4% dos eleitores que votariam nele com certeza e 26% que poderiam votar. Por outro lado, 60% não votariam no candidato.
Aprovação das gestões
O levantamento trouxe dados sobre aprovação dos governos municipal, estadual e federal entre os eleitores entrevistados. O prefeito de Itaguaí, Rubão, tem 41% de aprovação, enquanto a desaprovação é de 55%.
A pesquisa mostra que 35% dos entrevistados aprovam a gestão do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e 60% não aprovam.
Os eleitores também responderam sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No levantamento, 38% aprovam o mandato, enquanto 56% desaprovam.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.