Lula destaca desafios ambientais e sociais no encerramento da cúpula do BRICS
Presidente enfatiza impacto das mudanças climáticas nos países em desenvolvimento
Alerta Brasil|Ri7a, a inteligência artificial do R7

No último dia da cúpula do BRICS, realizada no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de ações concretas para enfrentar as emergências climáticas. Ele ressaltou que o aquecimento global avança mais rapidamente do que o previsto e que os países em desenvolvimento serão os mais afetados por suas consequências.
Durante seu discurso, Lula relembrou alertas das conferências ambientais passadas, mencionando que o oceano está em estado crítico. Ele criticou a insuficiência de recursos destinados à transição energética, mesmo após uma década do Acordo de Paris, e enfatizou a importância de investimentos para uma transição justa e planejada.
O presidente também destacou que esses países têm menos recursos para lidar com a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Ele defendeu a justiça climática como uma aposta em ações que combatam a fome e a desigualdade socioambiental, além de promover a proteção, conservação e restauração dos territórios, gerando oportunidades para comunidades locais e povos indígenas.
Assista ao vídeo - ‘Países em desenvolvimento serão os mais impactados’ em questões ambientais, afirma Lula
