Logo R7.com
RecordPlus

Radares detectam caças norte-americanos perto de Caracas; Trump não descarta guerra com a Venezuela

Governo de Nicolás Maduro considera manobras como ação provocativa e ameaça ao país

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Caças de combate dos Estados Unidos foram detectados sobrevoando áreas próximas ao espaço aéreo venezuelano perto de Caracas. O governo da Venezuela considerou a ação como uma ameaça direta à sua soberania e um ato provocativo. Em resposta às movimentações militares na região, o presidente norte-americano Donald Trump declarou que não descarta a possibilidade de um conflito armado com a Venezuela.


Durante uma entrevista divulgada recentemente, Trump mencionou que novas apreensões de petroleiros nas proximidades das águas venezuelanas estão planejadas. Embora tenha evitado confirmar se a remoção do presidente Nicolás Maduro é o objetivo final dessas operações, ele afirmou que "Maduro sabe exatamente" quais são suas intenções.


Além disso, há relatos sobre negociações indiretas envolvendo o governo russo para oferecer asilo político a Maduro e sua família. No entanto, as declarações da Rússia quanto ao apoio militar à Venezuela são inconsistentes, e parece haver um entendimento tácito entre os dois países para evitar escaladas significativas nas respectivas regiões sob tensão.


A situação tem gerado preocupação no Brasil e outros países da América Latina devido ao potencial impacto regional das ações americanas contra o governo venezuelano. As marinhas dos Estados Unidos e da Venezuela operam em proximidade crescente no Caribe; isso aumenta as chances de desentendimentos ou confrontos pontuais, mesmo diante das leis internacionais marítimas vigentes.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.