Lula destaca democracia e soberania em discurso no Conselhão
Presidente foca em temas nacionais e evita discutir taxação de Trump
Hora News|Ri7a, a inteligência artificial do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o ‘Conselhão’, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Durante seu discurso, Lula destacou a importância da democracia participativa e a soberania nacional.
Lula evitou comentar sobre a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos, preferindo focar em questões internas do Brasil. Ele comemorou a retirada do Brasil do mapa da fome, conforme anunciado pelo secretário-geral da ONU, ressaltando que a fome ainda é um desafio para muitos brasileiros.
O presidente enfatizou que a democracia vai além do direito ao voto, incluindo a correção de erros eleitorais e a fiscalização dos políticos eleitos. Ele também afirmou que interferir em assuntos de outros países viola o princípio da soberania nacional.















