Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Ministro das Comunicações defende armazenamento de dados em solo brasileiro: ‘Hoje, é o petróleo digital’

Frederico de Siqueira Filho apoia tanto o REDATA quanto o Norte Conectado, em exclusiva ao Link News

Link Record News|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
O dirigente expôs o foco tecnológico do governo em expandir o acesso à internet nas regiões amazônicas e falou sobre a importância da produção de datacenters no país Divulgação/RECORD NEWS

Em meio a um país cada vez mais conectado digitalmente, o Link News trouxe nesta sexta (31), para uma entrevista exclusiva, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

No bate-papo com o jornalista Gustavo Toledo, o dirigente expôs o foco tecnológico do governo em expandir o acesso à internet nas regiões amazônicas e falou sobre a importância da produção de datacenters no país.


Responsável pelo órgão desde 2025, Siqueira Filho defende a necessidade de um desenvolvimento digital do país e declara sobre a REDATA (Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenters), proposta de incentivo fiscal para atrair investimentos em IA:

“Defendemos para que os dados brasileiros possam ficar em ambiente brasileiro, garantindo a soberania digital do nosso país”. Para ele, as informações digitais têm tanta importância que são “consideradas hoje o petróleo digital”.


Além disso, na intenção de continuar a promover essa expansão tecnológica, apoia o programa Norte Conectado, que visa o desenvolvimento digital em áreas afastadas da região amazônica, por meio de fios subfluviais.

Segundo o ministro, “o grande desafio do Brasil não são os grandes centros, porque as iniciativas privadas já investem lá. O desafio que temos é levar infraestrutura digital para o interior”.


A segunda fase do programa começou a ser instaurada em julho e prevê levar internet para mais de 700 mil pessoas. “Quando levamos projetos de internet, estamos promovendo cidadania”, afirma, e destaca o grande impacto educacional que a ação trará para a região.

A íntegra da entrevista com o ministro Frederico Siqueira Filho está disponível no canal do YouTube da RECORD NEWS.

O Link News, apresentado por Daysa Belini, vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 16h10, na RECORD NEWS.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.