Confira seis sugestões de negócios para empreender individualmente
Das empresas, 70% são microempreendedores individuais; setor de serviços é mais favorável por exigir menor investimento
Renda Extra|Do R7
O Brasil é um país de microempreendedores individuais, e existem dados oficiais que validam essa afirmação. De acordo o boletim Mapa de Empresas, elaborado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, o número de MEIs chegou a 13,4 milhões, de um total de 19,3 milhões de empresas ativas.
Isso quer dizer que quase 70% das pessoas jurídicas em atividade no país são formadas por empreendedores que abriram um MEI, isto é, formalizaram o negócio sem necessidade de muito capital inicial. E você? Está pensando em começar um negócio com pouco investimento?
Criatividade é a palavra de ordem para iniciar um negócio com poucos recursos, e o setor de serviços é o mais favorável, por exigir investimento menor, segundo especialistas. Além disso, permite ao empreendedor explorar um talento natural.
Pensando nisso, o Renda Extra separou seis ideias de negócio para você empreender individualmente. Confira!
Culinária
Se você gosta de cozinhar e domina os segredos da culinária, uma boa dica é investir na produção de brigadeiros ou de outros doces. Salgados também podem entrar no cardápio da sua empresa.
Fotografia
Você é daquelas pessoas que não saem de casa sem uma câmera fotográfica para registrar todos os momentos em família e com os amigos? Já pensou em transformar a sua paixão em um negócio? Aqueles favores que os amigos pedem para você fotografar — o aniversário do filho ou uma festinha em família — podem começar a render um dinheirinho e virar o seu negócio principal.
Aula particular
Sabe outro idioma, toca algum instrumento musical ou domina planilhas de Excel ou programação? Você pode explorar o seu lado professoral e começar a dar aulas particulares. Faça um plano de negócio e inicie a divulgação!
Passeador e cuidador de animais
Existem quase 140 milhões de animais de estimação no país, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Por trás deles, donos apaixonados pelos seus bichinhos. Gosta de animais e tem um espaço em casa para receber visitas eventuais? Já pensou em oferecer serviço de passeador de cães e de hospedagem para fins de semana, feriados ou outros dias em que estiver disponível?
Serviços de reparos, jardinagem e pintura
Algumas atividades exigem mais aptidão pessoal do que dinheiro. Se você tem um lado “faz-tudo” e domina a área de reparos em geral, jardinagem e pintura, pode ser uma boa começar um negócio nesse segmento.
Maquiagem, barbearia e estética
Se você tem formação na área de estética e estava buscando uma oportunidade para iniciar o seu negócio, não perca tempo. É uma das áreas que mais oferecem oportunidades para os empreendedores.