Pais trocam presentes de Dia das Crianças por passeios e brincadeiras
Seja para conter o consumismo infantil ou por causa da crise financeira gerada pela pandemia, algumas famílias optaram por não dar mimos na data
Renda Extra|Márcia Rodrigues, do R7
O Dia das Crianças está chegando e vem despertando o otimismo do comércio depois de um período nebuloso de baixas vendas por conta da pandemia no do novo coronavírus.
A previsão é de que algumas famílias gastem, em média, R$ 209,33 para presentear os pequenos, segundo levantamento realizado em todas as capitais do país pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pela Offer Wise.
Leia mais: Mães e filhos criam os próprios brinquedos e driblam consumismo
Os gastos na data não são consenso entre os pais. Para não incentivar a cultura do consumismo dos filhos ou por questões financeiras, alguns não pretendem comemorar a data com presentes.
No lugar de enfeitados embrulhos, os pequenos farão passeios ou brincadeiras em família ou receberão a tão esperada visita da vovó.
Brincadeira em casa
Marina Duarte Maia, mãe da Anna e do Theo, valoriza mais os momentos em família e com amigos do que presentear os pequenos.
Leia mais: Pais investem em previdência, ações e fundos de olho no futuro dos filhos
"Em casa nós compramos menos presentes e valorizamos mais os momentos juntos. Eu prefiro fazer um passeio com as crianças do que comprar um brinquedo."
Marina mantém o perfil @marinasimplifica na rede social Instagram com dicas de minimalismo e de atividades simples com os filhos. Atualmente tem 29 mil seguidores.
Leia mais: Conheça 8 hábitos minimalistas que podem ajudar na sua vida financeira
Por conta da pandemia do novo coronavírus, este ano a família não fará nenhum passeio.
"Vamos fazer o que geralmente fazemos aos fins de semana%3A cozinhar%2C jogar%2C assistir filmes juntos%2C inventar uma arte%2C essas coisas."
Visita na vovó
Janaína Martho dos Santos, mãe do Thiago e do Daniel, também não dará presente para os filhos no Dia das Crianças.
"Combinamos de ir visitar a vovó para passarmos o dia%2C já que há tempos não vamos para lá."
Janaína diz que a família está economizando para o Natal.
Dia na piscina
Luanna Robertta Siqueira Matias, mãe da Emanuele, diz que a família aproveitará o feriado para curtir a piscina com a filha que há tempos não frequentavam o local por causa da pandemia.
Leia mais: Filhos criam presentes fofos, personalizados e sem gastos para o Dia dos Pais
Assim como Marina, Luanna também gosta de criar atividades com a filha e levar uma vida simples.
Ela mantém a página @atividadesdamanu, na rede social Instagram, e mostra a rotina da filha com atividades, brincadeiras e alimentação saudável. Atualmente ela tem quase 11 mil seguidores.
Almoço em família
Maria Auxiliadora Ferreira Andrade, mãe da Nycolly e do Nycollas, também não dará presente para os filhos no Dia das Crianças.
"Vamos passar o dia com a vovó que virá almoçar com a gente e brincar com os dois."
Ela conta que falou para as crianças sobre a situação financeira e que não ganhariam presentes.