Alerj aprova projeto de lei que revoga tombamento do Canecão
Autores da proposta dizem que iniciativa tem como objetivo promover reformas no local, já que tombamento impede "qualquer alteração no espaço"
Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7
Deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovaram nesta terça-feira (4) o projeto de lei que revoga o tombamento da casa de shows Canecão, localizada no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. A proposta será encaminhada para sanção do governador Wilson Witzel.
PM é salvo por celular em tiroteio com assaltantes no RJ
O projeto de lei é de autoria dos deputados André Ceciliano (PT) e Rodrigo Amorim (PSL). Segundo eles, a iniciativa tem como objetivo promover uma reforma abrangente na casa de espetáculos, já que o tombamento impede "qualquer alteração no espaço".
Leia também
Em justificativa, os deputados destacaram que o Canecão, fechado há uma década, está sob a administração da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que enfrenta graves cortes financeiros, e o destombamento poderia facilitar investimentos da iniciativa privada no equipamento e, por consequência, devolvê-lo aos moradores do Rio.
Com mais de 50 anos de história, o Canecão já foi palco para grandes nomes da música brasileira e internacional. A decisão de tombar a casa de espetáculos ocorreu em 1999 pelo valor histórico e cultural do espaço.