Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após crises no governo do RJ, Witzel faz mudanças no secretariado 

Extinção da Secretaria de Governo, Comunicação e Relações Institucionais e a criação da Secretaria de Planejamento e Gestão é uma das alterações 

Rio de Janeiro|Vinícius Andrade, do R7*

Governador sofre pedido de impeachment na Alerj
Governador sofre pedido de impeachment na Alerj Governador sofre pedido de impeachment na Alerj

Após crises no governo do Rio, Wilson Witzel publicou nesta terça-feira (30), no Diário Oficial, mudanças administrativas no secretariado. Entre elas, está a extinção da Secretaria de Governo, Comunicação e Relações Institucionais e a criação da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Segundo a publicação, alteração tem entre 30 e 60 dias para ajustar as pastas.

A nova Secretaria de Planejamento e Gestão, será responsável pelas subsecretarias de Logística, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Governança e tem como secretário Bruno Schettini, que já fazia parte da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria da Casa Civil e Governança.

De acordo com o governo, Schettini é formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Naval e em Administração pela Universidade Federal do Paraná e tem especialidade em gestão pública e planejamento estratégico.

Publicidade

Já a estrutura da Secretaria de Governo vai passar para a Secretaria da Casa Civil, que é comandada pelo secretário Cleiton Rodrigues. Os programas como Segurança Presente, Lei Seca, Cedae, Proderj, Imprensa Oficial, Subsecretaria de Grandes Eventos e Subsecretaria de Comunicação Social foram transferidos para a pasta.

Mudanças em meio a crise

Publicidade

Decisão do governo foi tomada após a saída de oito secretários e em meio as investigações causadas por fraudes na Saúde e ao processo de impeachment aberto contra Witzel.

Em maio, após ser denunciado por desvios na compra de respiradores, o primeiro a sair do governo foi o então secretário de Saúde Edmar Santos. O sucessor, Fernando Ferry também foi exonerado do governo depois de pouco mais de um mês no cargo.

Publicidade

Posteriomente, Witzel retirou do governo estadual, em uma só publicação do Diário Oficial, o da Casa Civil, André Moura e o da Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho. Em seguida foi a vez do secretário de Trabalho e Renda, Jorge Gonçalves da Silva.

O último foi Otavio Leite, Secretário de Turismo, que pediu demissão neste final de semana, para desenvolver um projeto acadêmico. Governador ainda não anunciou a saída e nem a substituição para pasta. 

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.