Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara do Rio aprova projeto que devolve linha Amarela à Prefeitura

Com a decisão, o município vai iniciar os trâmites legais para rescindir o contrato com a empresa Lamsa, que administra a via

Rio de Janeiro|Do R7

Prefeitura retomará a administração da via
Prefeitura retomará a administração da via Prefeitura retomará a administração da via

A Câmara de Vereadores aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei que devolve a gestão da linha Amarela à Prefeitura do Rio nesta terça-feira (5).

Foram 47 votos a favor da proposta e uma abstenção. Três vereadores faltaram à sessão, entre eles o ex-prefeito do Rio, César Maia, que foi responsável pela primeira concessão da via. 

Com a decisão da Câmara Municipal, a prefeitura vai iniciar os trâmites legais para rescindir o contrato com a Lamsa, empresa responsável pela administração da via.

Em nota, a Lamsa informou que agora o município terá de abrir um processo administrativo, no qual a empresa apresentará a defesa e deverá receber uma indenização. 

Publicidade

Por outro lado, a prefeitura já anunciou que pretender amortizar o valor a ser pago à Lamsa do lucro de 1,6 bilhão obtido indevidamente pela empresa, segundo a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), nos últimos anos. 

No último dia 27, o Poder Municipal desativou as cancelas da linha Amarela devido ao alto valor do pedágio - a tarifa é R$ 7,50 para carros de passeio em ambos os sentidos. Porém, a concessionária conseguiu uma liminar na Justiça para retomar a cobrança. 

A linha Amarela, que 17 km de extensão, liga a Barra da Tijuca ao centro do Rio e ao Aeroporto Internacional do Galeão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.