Câmara do Rio aprova proposta que encerra concessão da linha Amarela
Enviado pelo prefeito Marcelo Crivella, projeto de lei teve 43 votos favoráveis e nenhum contrário em primeira discussão na Casa
Rio de Janeiro|Erick Guimarães, do R7*, com Agência Brasil
A primeira votação na Câmara Municipal do Rio sobre a suspensão da concessão da linha Amarela foi aprovada, nesta sexta-feira (1°), com 43 votos favoráveis e nenhum contrário.
A segunda discussão foi marcada para terça-feira (5). O projeto de lei é de autoria da Prefeitura do Rio, que pretende retomar o controle de operação da via que liga zonas oeste e norte.
A Lamsa, concessionária que administra a linha Amarela, afirmou que irá buscar seus direitos na Justiça.
Atualmente, a empresa cobra um pedágio de R$ 7,50 para carros de passeio, o que é considerado muito alto pela maioria dos vereadores.
Leia também
O relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Linha Amarela apontou ainda que a concessionária lucrou R$ 1,6 bilhão além do previsto no contrato, gerando prejuízo aos cofres municipais.
A cobrança do pedágio na via no sentido Barra da Tijuca foi retomada, no início da madrugada, após determinação da Justiça. No último dia 27, aprefeitura havia desativado as cancelas.
Assista ao vídeo:
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira