Câmara do Rio rejeita pedido de impeachment contra Crivella
Requerimento foi rejeitado por Jorge Felipe, presidente da Casa, por considerar não haver motivação suficiente para votar impedimento
Rio de Janeiro|Do R7
O pedido de impeachment do prefeito Marcelo Crivella protocolado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, na quinta-feira (28), foi rejeitado nesta tarde. A decisão foi do presidente da Casa, Jorge Felipe (MDB-RJ), que considerou não haver motivação suficiente no pedido.
Protocolado pelo advogado Pablo Filipe Morais Soares de Andrade, o requerimento aponta um suposto crime de responsabilidade cometido por Crivella com a compra de imóvel da Caixa Econômica Federal na zona oeste do Rio, no valor de R$ 10 milhões.
Ainda de acordo com o advogado, o prefeito teria feito operação de crédito crédito parcelando a dívida sem autorização da Câmara Municipal. Até o momento, não teria sido feita qualquer destinação ao imóvel.
Andrade é responsável por defender o miliciano Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando de Curicica, que chegou a ser considerado suspeito de participar dos assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes.
Curicica é influente na região de Rio das Pedras, zona oeste do Rio, mesma área em que moradores rejeitaram o projeto de verticalização das edificações proposto pela Prefeitura em 2017, quando a ideia era substituir casas por edifícios populares do Minha Casa, Minha Vida e revitalizar a região. De acordo com o plano, a área receberia prédios de até 12 andares.
A decisão do presidente será publicada na próxima segunda-feira (1º) no Diário Oficial do Município.