Caso Jandira: após autorização do TJ, corpo de jovem deve ser enterrado no fim de semana, diz irmã
Corpo foi encontrado carbonizado em um carro na zona oeste
Rio de Janeiro|Do R7

O plantão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) autorizou na madrugada desta quinta-feira (25) o enterro de Jandira Cruz, encontrada morta após passar por uma clínica de aborto em Campo Grande, zona oeste do Rio. O corpo da vítima foi identificado por meio de um exame de DNA divulgado na terça-feira (23).
Segundo a irmã da vítima, Joyce dos Santos, o enterro deve ser realizado no cemitério de Ricardo de Albuquerque, zona norte, durante o fim de semana, já que a família espera a chegada de parentes que moram em Sergipe.
O corpo de Jandira foi encontrado carbonizado dentro de um carro em Guaratiba, na zona oeste do Rio. Ela estava desaparecida desde o dia 26 de agosto, após procurar uma clínica para fazer um aborto. Na última sexta-feira (19), a Polícia Civil localizou uma testemunha que estava no mesmo carro que levou Jandira à clínica. Ela reconheceu as quatro pessoas que estão presas suspeitas de envolvimento no crime. O médico que teria sido responsável pela tentativa de aborto está foragido.
Na semana passada, a motorista do carro que transportou a jovem até a clínica se entregou a polícia. Vanusa Vais Baldacine estava foragida quando policiais conseguiram um mandado de busca e apreensão e foram até a casa da mulher, onde encontraram uma arma de uso restrito das Forças Armadas.
"Sinto alívio e revolta", diz mãe de Jandira
“Uma mistura de alívio e revolta”. Foi o que a mãe de Jandira Magdalena dos Santos Cruz, Maria Ângela dos Santos, declarou sentir, em entrevista ao R7, na manhã de quarta-feira (24), um dia após saber que o corpo encontrado dentro de um carro em Guaratiba é o de sua filha de 27 anos.
Segundo Maria Ângela, a descoberta do corpo de Jandira minimiza a ansiedade de saber o paradeiro da filha, mas não diminui a revolta que sente pelos responsáveis do assassinato.
— Eles não tiveram o mínimo de humanidade. Mataram a minha filha e o meu neto. E nem tiveram a dignidade de entregar o corpo, preferiram esquartejar e queimar.















