Rio de Janeiro Cidade do Rio tem 65 internados com Covid-19; 15 esperam por vaga

Cidade do Rio tem 65 internados com Covid-19; 15 esperam por vaga

Casos da doença  são crescentes após festas de final de ano. Taxa de ocupação chega a 43% nesta segunda-feira (10)

  • Rio de Janeiro | Rafaela Oliveira, do R7*

Rio tem aumento de casos, internações e fila de espera

Rio tem aumento de casos, internações e fila de espera

Mauro Pimentel/AFP - 05.01.2022

O município do Rio de Janeiro possui 65 internados com a Covid-19 nesta segunda-feira (10), segundo dados atualizados às 8h30 no painel da prefeitura. São 15 pacientes na espera por uma vaga na rede municipal, que não tinha fila desde julho do ano passado

Com o aumento dos casos após as festas de final de ano, o Rio precisou abrir mais leitos destinados ao tratamento da doença. A taxa de ocupação está em 43%. 

São 2.827 confirmados no novo coronavírus na capital fluminense em 2022 (contagem até ontem, dia 9 de janeiro). Destes, nove são graves. Não houve mortes registradas. 

A nível estadual, foram cinco óbitos e mais de 5.000 casos registrados em 24 horas na última quinta-feira (6). De ontem para hoje, foram duas mortes e 3451 casos, de acordo com o painel de monitoramento estadual

Aumento da testagem

Com o aumento de casos de Covid-19 em função da circulação da variante Ômicron, as secretarias de Saúde destacam a necessidade de realizar a testagem em pessoas com sintomas leves. "A ideia é diagnosticar essa pessoa para que ela possa fazer o isolamento social, reduzindo a transmissão do vírus", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O aumento repentino da procura de testes impulsionou o Governo Estadual e Municipal a ampliar os pontos de testagem.

Pacientes que queiram realizar o teste, podem agendá-lo online para um dos nove centros de testagem abertos pelo Governo do Estado. No total, serão oferecidas 2.100 vagas por dia. Saiba como fazer o agendamento

Pontos de testagem

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Estado de Saúde informou que começam a funcionar três polos de testagem: Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Iguaçu; posto do Iaserj do Maracanã; e no Estádio de Atletismo Célio de Barros, também no Maracanã.

Na última sexta-feira, seis centros de testagem foram abertos junto às Unidades de Pronto Atendimento de Bangu, Campo Grande II e Jacarepaguá, na zona oeste, e Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na zona norte.

Ao todo, no último sábado (8), foram realizados 1.576 testes de antígeno para Covid-19, dos quais 514 foram positivos. O índice de positividade foi de 32,6%.

O centro de testagem que funciona junto à UPA Bangu foi o que registrou o maior percentual de testes positivos: Das 289 pessoas que se submeteram ao teste, 124 estavam com o vírus (uma positividade de 42,9%).

Confira os pontos de teste da capital:

Rio abre mais pontos de testagem de Covid-19 após aumento de casos e procura
Rio abre mais pontos de testagem de Covid-19 após aumento de casos e procura Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde do Rio

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas