Corrida ao Senado no Rio tem Benedita na liderança e Crivella em segundo
Eleitores puderam escolher até dois candidatos na pesquisa estimulada
Rio de Janeiro|Do R7

A deputada federal Benedita da Silva (PT) lidera a disputa pelas duas vagas do Rio de Janeiro no Senado Federal, de acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (25). No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, a petista soma 29,6% das intenções de voto.
Marcelo Crivella (Republicanos) aparece em segundo lugar, com 21%. Na sequência estão Pedro Paulo (PSD), com 16,4%, Carlos Jordy (PL), com 11,9%, e Carlos Portinho (PL), com 10,6%.
Cenário estimulado
A pesquisa permitiu que cada entrevistado citasse até dois candidatos para o Senado.
Após os cinco primeiros colocados, aparecem Waguinho (Republicanos), com 9,2%, Mônica Benício (PSOL), com 5,9%, e André Monteiro (Democrata), com 5,3%.
Marcos Dias (Podemos) registra 3,9%, seguido por Paula Falcão (PSTU), com 2,9%, e Michelly Xavier (UP), com 2,6%.
Helio Secco (Missão) e Luciano Mattos (PRTB) aparecem com 1,9% cada. Luiz Eugênio (PCO) registra 1,4%; Vinicius Benevides (UP), 1%; e Ó Clemente (Democrata), 0,2%.
Outros 13,2% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados, votariam em branco ou anulariam o voto. Já 9,2% não souberam ou não opinaram.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Benedita da Silva também aparece na liderança, com 5,2%.
Carlos Jordy registra 1,9%, seguido por Carlos Portinho, com 1,4%, e Marcelo Crivella, com 1,3%.
Pedro Paulo aparece com 0,8%, Mônica Benício com 0,4%, Waguinho com 0,3% e Helio Secco com 0,2%.
André Monteiro (Democrata), Luiz Eugênio (PCO), Marcos Dias (Podemos) e Michelly Xavier (UP) registram 0,1% cada.
Outros nomes foram citados por 0,8% dos entrevistados. Outros 7,3% disseram que não votariam em ninguém, votariam em branco ou anulariam o voto.
O levantamento mostra ainda um elevado índice de indefinição do eleitorado: 81,4% não souberam ou não opinaram.
Pesquisa mede rejeição aos candidatos ao Senado
A pesquisa também mediu a rejeição dos nomes cotados para disputar as vagas no Senado. Nesse cenário, cada entrevistado pôde citar mais de um candidato.
Marcelo Crivella aparece com o maior índice de rejeição, com 25,6%, tecnicamente empatado com Benedita da Silva, que registra 25,4%.
Waguinho tem 14,4% de rejeição. Em seguida aparecem Pedro Paulo, com 9,5%, Carlos Jordy, com 9,1%, e André Monteiro, com 8,9%.
Carlos Portinho registra 7,3%. Ó Clemente aparece com 6,2%; Helio Secco, com 6,1%; Marcos Dias, com 5,9%; enquanto Luiz Eugênio e Paula Falcão registram 5,8% cada.
Luciano Mattos e Michelly Xavier aparecem com 5,6% cada. Mônica Benício tem 5,5% e Vinicius Benevides, 5,3%.
Segundo o levantamento, 7,2% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos os candidatos apresentados. Outros 18,6% não souberam ou não opinaram.
Como foi feita a pesquisa
O Paraná Pesquisas ouviu 1.600 eleitores em 58 municípios do estado do Rio de Janeiro entre os dias 22 e 24 de agosto de 2026. A margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-02422/2026.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















