Rio de Janeiro Covid-19: Idosos reclamam que falta vacina em Caxias (RJ)

Covid-19: Idosos reclamam que falta vacina em Caxias (RJ)

Prefeitura anunciou imunização para pessoas com mais de 80 anos nesta sexta (5), mas parte da população não achou dose em posto

  • Rio de Janeiro | Irislayne Tavares, do R7*, com informações de Anabel Reis, da Record TV Rio.

Idosos com mais de 80 anos reclamaram de falta de vacinas contra covid-19 em postos de saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta sexta-feira (5).

Idoso se surpreende ao saber que não havia vacina

Idoso se surpreende ao saber que não havia vacina

Reprodução/ Record TV Rio

A prefeitura havia anunciado a aplicação das doses para o grupo prioritário, entre 7h e 12h, em pontos com drive-thru. No entanto, um idoso, que procurou o posto da praça do Pacificador, no centro, às 11h, não conseguiu se vacinar.  

"Falaram que tinha acabado e só para semana", disse seu Zildo à Record TV Rio.

Leia mais: RJ lança plataforma para monitorar vacinação no Estado

Uma idosa que solicitou um carro de aplicativo apenas para poder receber o imunizante no drive-thru também não recebeu a vacina. 

"Chorei porque fiquei emocionada, porque não achei. Agora, estou aqui e não tem. Eu queria", disse Juanita Figueiredo.

Nas filas, o clima era de revolta entre os moradores de Caxias. Eles reclamaram de falta de organização e informação. Além disso, a equipe da Record TV flagrou descarte irregular de materiais, como algodão, nas ruas.  

Equipe flagrou descarte irregular de materiais

Equipe flagrou descarte irregular de materiais

Reprodução/ Record TV Rio

Em meio às reclamações, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias ampliou a imunização para professores com mais de 60 anos. Porém, a Justiça mandou suspender a medida porque não foi reservada a segunda dose para quem já tomou a vacina.

A decisão determina que "o município organize a aplicação das vacinas respeitando o critério, de idade, entre idosos, da maior para a menor" e aponta que a pasta não está cumprindo o Plano Nacional de Imunização estabelecido pelo Ministério da Saúde. 

Leia também:  Rio recebe 17 pacientes com covid-19 de Manaus

Em nota, a Prefeitura de Caxias afirmou que só vai se manifestar quando for notificada.

Procurada pelo R7 sobre as reclamações da população sobre a falta de vacinas, a prefeitura disse ter recebido do Ministério da Saúde quase 20 mil doses da vacina contra covid-19, mas não respondeu sobre as as denúncias de falha na gestão. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas