Covid-19: secretário de saúde estima até 24 mil casos em 21 dias no RJ
Edmar Santos afirmou que números podem ser alcançados caso população continue burlando pedidos para evitar sair de casa, como feito na Itália
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, declarou nesta segunda-feira (16) que em 21 dias o Estado pode chegar até 24 mil casos do novo coronavírus se a população não respeitar a orientação para ficar em casa. O receio do poder executivo estadual é que o RJ repita os descuidos e erros da região norte da Itália na escalada da Covid-19.
Witzel diz que vai formalizar situação de emergência no RJ
Edmar afirmou que os casos podem se multiplicar em dez vezes a cada sete dias. Nesta segunda, a SES-RJ (Secretaria Estadual Saúde) confirmou o diagnóstico de 31 pacientes com a Covid-19, um deles está internado em estado greve em um hospital da rede particular do Rio.
Segundo o secretário, o objetivo da SES-RJ e de todo Governo Estadual é reduzir a circulação da população pelo RJ. Edmar explicou que não adianta empresas dispensarem funcionários se os mesmos circularem pelas ruas de forma desnecessária.
Leia também
“Todas as medidas que produzimos no decreto e outras novas que vão sair hoje [...] tem por objetivo diminuir a circulação de pessoas, que elas fiquem em casa. Não adiantar a gente deixar as pessoas em casa e elas irem para as praias, bares e shoppings.”
O secretário de saúde reforçou que só há necessidade em adquirir máscaras aqueles que são profissionais da saúde ou pessoas que apresentem sintomas da Covid-19, como febre e dificuldades respiratórias. Cirurgias eletivas também serão suspensas, com exceção de procedimentos cardíacos e relacionados a câncer. A medida tenta liberar o maior número possível de leitos no Estado.
“Nenhum sistema de saúde do mundo comporta uma epidemia que se instale aceleradamente, como aconteceu na Itália. 20 mil casos daqui um mês não aguenta Brasil, não aguenta Itália, não aguenta Estados Unidos... Nenhum país aguenta.”
Rio tem dia de praias cheias mesmo com restrição por coronavírus
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, declarou em coletiva, também nesta segunda, que os primeiros três meses de luta contra a Covid-19 são vitais para o sucesso no Estado. O objetivo do chefe do poder executivo estadual é evitar a quarentena completa, como acontece atualmente na Itália.
De acordo com Witzel, empresários de shoppings fecharão as lojas dos centros comerciais. Apenas as praças de alimentação funcionarão e em horário limitado. A recomendação, segundo o governador, é comprar a comida e levar para casa.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa