Crise na saúde: funcionários do Hospital Getúlio Vargas fazem manifestação contra atrasos de salário
Maqueiros, enfermeiros e técnicos em enfermagem estão desde novembro
Rio de Janeiro|Do R7, com Rede Record

Profissionais de saúde que trabalham no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, zona norte, fizeram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (17), contra atrasos nos salários e a falta de recursos para a saúde no Estado. A unidade de saúde deveria ser referência em tratamento de traumas, mas pacientes que procuram o hospital para atendimentos, como o de retirada de gesso, encontram os serviços parados. Maqueiros, enfermeiros e técnicos em enfermagem estão desde novembro sem receber e não tem previsão do 13º salário.
Para uma das enfermeiras, o atraso nos salários compromete o fim de ano em casa.
— O fim de ano vai ser sem ceia, sem presente. Minha filha e meu filho perguntaram sobre presente de Natal. E eu falei que não tem. E, infelizmente, as contas não param. Vêm todo mês.
O paciente Felipe Brasil já deveria ter tirado o gesso há um mês. Segundo ele, não tem médicos disponíveis.
— Aí a gente não sabe se tira ou não, porque pode dar algum problema.
Segundo o enfermeiro Marcelo Meloni, a falta de material compromete o atendimento.
— Faltam vários itens importantes para a assistência. Falta esparadrapo, gaze. Tem pouco material para poder trabalhar com o paciente. Não conseguimos medir a pressão. Não conseguimos atender o paciente do jeito que ele merece.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde afirma que “vem reunindo esforços junto às secretarias municipais de saúde, ao Ministério da Saúde, outros órgãos do Governo do Estado e até à iniciativa privada para manter suas unidades funcionando no intuito de minimizar ao máximo possível os transtornos à população e restabelecer os serviços eventualmente suspensos ou restritos. O cenário só deverá se normalizar, no entanto, mediante repasses para o Fundo Estadual de Saúde”.















