Logo R7.com
RecordPlus

Crivella envia projeto de lei que exige brigadas de incêndio no Rio

Medida tem como objetivo evitar tragédias como a do Museu Nacional, em São Cristóvão, há uma semana

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Estabelecimentos de médio e grande porte estão na mira
Estabelecimentos de médio e grande porte estão na mira

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, enviou à Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (11), um projeto de lei que torna obrigatória a presença de brigadas de incêndio em estabelecimentos de médio e grande porte. A medida tem como objetivo evitar tragédias como a do Museu Nacional, em São Cristóvão, há uma semana.

Crivella pediu ainda que o projeto tramite em regime de urgência na Câmara dos Vereadores.


— Essa tragédia ocorrida no Museu Nacional poderia ter sido evitada, caso esta lei já estivesse em vigor. Com essa medida, buscamos dar um passo importante na prevenção de situações como a que presenciamos com muita tristeza. Com profissionais treinados e prontos para o atendimento, vamos garantir mais segurança aos cidadãos e proteção ao patrimônio - disse.

A proposta de lei determina que estabelecimentos onde haja circulação diária a partir de mil pessoas devem dispor de bombeiros profissionais civis, assim como edifícios públicos ou privados que abriguem acervo de valor histórico.


Além de museus, fazem parte desta lista hipermercados, casas de shows, shopping centers, campi universitários e lojas de departamentos, entre outros.

O número de brigadistas será proporcional ao porte do equipamento. Os custos serão de responsabilidade dos estabelecimentos e instituições.

Assim que for aprovada, a lei passará por regulamentação, que vai determinar todas as exigências para formação e atuação dos bombeiros profissionais civis. A proposta de Crivella também prevê que esses profissionais sejam preparados para a prestação de primeiros-socorros.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.