Cruz Vermelha: auditoria aponta desvio de R$ 25 milhões para vítimas da chuva na região serrana do RJ
Levantamento foi encomendado pela própria entidade; resultado foi entregue à Justiça
Rio de Janeiro|Do R7

A CVB (Cruz Vermelha Brasileira) desviou cerca de R$ 25 milhões arrecados em campanhas humanitárias para ajudar vítimas de catástrofes como a chuva que atingiu a Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, e o tsunami no Japão, no mesmo ano. Foi o que constatou uma auditoria encomendada pela Federação Internacional da própria entidade.
Segundo a CVB, os desvios foram concentrados nas filiais do Maranhão e Ceará, no Nordeste, e Petrópolis, na região serrana do estado do Rio.
A entidade informou que entregou o resultado da auditoria para o Ministério da Justiça e irá protocolar pedido de providências judiciais nos Ministérios Públicos federal e estadual.
A direção da entidade informou ainda que pedirá punição aos gestores dessas filiais à época em que ocorreram os desvios. A Cruz Vermelha também estuda medidas judiciais que visem reparação pelos danos causados a imagem da instituição perante a opinião pública.
De acordo com o secretário-geral da CVB, coronel Paulo Roberto Costa e Silva, a nova direção está empenhada em limpar dos quadros todos aqueles que querem se beneficiar da CVB.
— São pessoas que não entenderam o princípio básico que norteia todo o pensamento da Cruz Vermelha, que é o benefício do próximo, a atuação humanitária. Somos uma instituição centenária, mundialmente conhecida e respeitada pela importância do nosso trabalho.