Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dois delegados e cinco inspetores são presos em operação no Rio

Agentes das delegacias de Nova Iguaçu, Mesquita e Inhaúma, na Baixada Fluminense, são acusados de cobrar até R$ 50 mil para soltar criminosos

Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*

Movimentação na Cidade da Polícia, no Rio
Movimentação na Cidade da Polícia, no Rio Movimentação na Cidade da Polícia, no Rio

A corregedoria da Polícia Civil prendeu dois delegados e cinco inspetores na Operação Infiltrados, que acontece nesta quinta-feira (18), na Baixada Fluminense.

Os agentes, das delegacias de Mesquita, Nova Iguaçu e Inhaúma, são acusados de cobrar propina para soltar criminosos. Em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, o grupo foi flagrado pedindo até R$ 50 mil para liberar presos. A investigação contou ainda com colaboração premiada e infiltração de agentes.

Leia também

Além dos mandados de prisão preventiva, são cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Mesquita, nas próprias delegacias.

Os suspeitos responderão por formação de quadrilha, extorsão mediante sequestro, concussão e prevaricação,. Eles estão sendo levados para a sede da Coinpol (Corregedoria Interna da Polícia Civil), no centro do Rio. 

Publicidade

Assista: Operação da PF prende policiais suspeitos de receberem propina de traficantes

Suspeitos soltos

Publicidade

Entre as denúncias apresentadas no inquérito, os promotores destacaram o sequestro de um traficante da comunidade da Chatuba, em Mesquita, em agosto do ano passado. Policiais da 53ª DP (Mesquita) detiveram o suspeito, contra quem havia um mandado de prisão expedido, e o mantiveram na delegacia até o pagamento de propina por seus familiares. 

Um outro homem, preso em flagrante por roubo qualificado, foi solto mesmo após ter sido reconhecido pelas vítimas. 

Publicidade

Em um terceiro caso, um agressor, acusado de violência doméstica, foi conduzido até a delegacia por policiais militares, mas acabou liberado, sem qualquer registro do fato, "apesar da vítima ter sido agredida com grande violência por seu companheiro".

*Estagiária do R7, sob supervisão de Diego Junqueira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.