Dúvidas sobre a gratuidade do cartão Jaé? Saiba como solicitar o benefício
Para quem tem direito à gratuidade, o cartão já começou a ser exigido desde o último dia 5
Rio de Janeiro|Do R7

A obrigatoriedade do Jaé nos transportes municipais do Rio de Janeiro entra em vigor no dia 2 de agosto. No entanto, para quem tem direito a gratuidade, o cartão já começou a ser exigido em ônibus, VLTs, BRTs e vans desde o último dia 5.
Caso você esteja na lista e ainda não tenha solicitado o benefício, saiba como fazer o cadastro a partir das orientações da prefeitura:
- Os idosos podem pedir o Jaé pelo aplicativo ou em um posto de atendimento. No entanto, também é possível apresentar a carteira de identidade para embarcar no transporte.
- Pessoas com deficiência e pacientes com doenças crônicas precisam passar por uma avaliação em uma clínica da família para a testar a necessidade do benefício. Segundo a prefeitura, um médico irá fazer o cadastro e enviar para o sistema do Jaé. Após isso, o beneficiário poderá solicitar a gratuidade via aplicativo ou em um dos postos.
- O cadastro dos estudantes da rede pública é realizado pelas escolas, e, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os cartões já foram distribuídos nas instituições. No caso de novos alunos que não estão registrados no sistema, os responsáveis devem procurar diretamente o colégio. Após esse processo, o aluno ou o responsável deve finalizar o cadastro pelo aplicativo ou em um posto de atendimento.
- As instituições de ensino superior também enviam os dados de universitários cotistas ou bolsistas do ProUni para o sistema do Jaé. O aluno deve finalizar o cadastro por meio do aplicativo.
- Já os universitários com renda familiar de até um salário mínimo precisam acessar o site do Jaé Universitário e enviar os documentos exigidos por lei. Após a aprovação, a conclusão do cadastro pode ser feita pelo aplicativo ou em um dos postos de atendimento.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
