Em 19 anos, mais de 500 crianças e adolescentes continuam desaparecidos no RJ, diz fundação
FIA aponta que 3.400 crianças e adolescentes desapareceram em 19 anos no RJ
Rio de Janeiro|Da Agência Brasil
A FIA (Fundação para a Infância e Adolescência), por meio do programa SOS Crianças Desaparecidas, registrou nos últimos 19 anos do projeto o desaparecimento de 3.400 crianças e adolescentes no Estado do Rio de Janeiro, dos quais 85% foram localizados e 504 continuam desaparecidos.
Nesta segunda-feira (25), foi lembrado o Dia Internacional da Criança Desaparecida. Somente no Brasil, cerca de 40 mil menores de idade desaparecem todos os anos. Entre as medidas do governo do Rio para diminuir o número de desaparecimentos, estão o serviço Novo DDPA (Cidadão e a criação da Delegacia de Descobertas de Paradeiro).
Para tentar reduzir o número de desaparecimentos, há dez anos, o Estado criou a Lei de Busca Imediata, que determina a investigação imediata em caso de desaparecimento de crianças e adolescentes, diz o o gerente do programa SOS Crianças, Luiz Henrique Oliveira.
— Com isso, os pais e responsáveis não precisam esperar 48 horas para registrar o sumiço dos menores.
A maioria das crianças e adolescentes, segundo Oliveira, foge por problemas familiares.
— Para superar os problemas e evitar que os menores fujam novamente, oferecemos atendimento psicológico e social para as famílias. Também investimos na divulgação de fotos para encontrar as crianças.
Segundo ele, em períodos e locais de movimento, é comum crianças se perderem dos pais acidentalmente, e esses casos podem ser evitados com a prevenção.
— Ao sair de casa, os pais devem sempre deixar com a criança documento de identidade e contato da família. Caso o menor venha a se perder, deve procurar o mais rápido possível um guarda municipal ou a delegacia mais próxima.















