Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em vídeo, funcionários da Cedae denunciam condições de trabalho

Trabalhadores afirmaram que colega passou mal durante a aplicação de carvão ativado na Estação de Tratamento do Guandu

Rio de Janeiro|Do R7

Funcionário aparece caído no chão em vídeo
Funcionário aparece caído no chão em vídeo Funcionário aparece caído no chão em vídeo

Funcionários da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) divulgaram um vídeo para denunciar as condições de trabalho durante a aplicação de carvão ativado na Estação de Tratamento do Guandu nesta segunda-feira (27).

Nas imagens, um trabalhador, que usa uniforme da empresa, aparece caído no chão após supostamente manusear o produto sem equipamento adequado.

Em nota, a Cedae descartou a relação entre os fatos e afirmou que o trabalhador, que não teve nome nem estado de saúde divulgados, já não estava se sentindo bem mesmo antes do expediente. Porém, ele não teria comunicado o problema à empresa.

A companhia disse ainda ter dado suporte ao funcionário que passou mal por realizar uma atividade que exige esforço.

Publicidade

No texto, a empresa ressaltou que “os envolvidos neste trabalho estão utilizando o equipamento de proteção individual - recomendado pela empresa que presta o serviço”.

O carvão ativado começou a ser aplicado na Estação de Tratamento do Guandu, na semana passada, após uma crise se instalar na empresa devido à qualidade da água fornecida.

Publicidade

Desde o início do ano, consumidores da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense relataram que a água que chega às torneiras apresenta cor e cheiro.

Apesar de a Cedae admitir ter encontrado a substância geosmina em amostras, a companhia nega que as alterações na água ofereçam riscos à saúde.

Além dos problemas atuais, a Cedae também foi denunciada, nesta segunda (27), pela Justiça Federal no Rio de Janeiro, em uma ação de 2015, por cinco crimes de poluição, entre eles o lançamento de esgoto não devidamente tratado na Baía de Guanabara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.