Em votação, STF mantém operações suspensas em favelas no Rio
Ministros Marco Aurélio Melo, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia votaram a favor de liminar concedida por Fachin
Rio de Janeiro|Vinícius Andrade, do R7*
Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram em votação virtual nesta terça-feira (4) manter a proibição de operações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia do novo coronavírus.
A liminar concedida, em junho, pelo ministro Edson Fachin , contou com o apoio dos ministros Marco Aurélio Melo, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.
No entanto, Fachin ainda é favorável a manutenção das operações "em hipóteses absolutamente excepcionais".
A decisão foi tomada após uma ação movida pelo PSB, no ano passado, questionar a política de segurança do Estado. Em maio, o partido fez um novo pedido para que o relator decidisse pessoalmente sobre a interrupção das ações policiais durante a pandemia.
Segundo um levantamento da GENI/UFF (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense), houve redução de 71,5%, no número de tiroteios com a participação de agentes de segurança.
Além disso, a quantidade de mortos e feridos durante ações policiais também teve queda neste período. Foram 72,5% de mortos e 49,6% de feridos a menos em relação aos anos anteriores.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira