Enem: total de afetados por escolas ocupadas dobra para quase 16 mil no Estado do Rio
Com 12 unidades escolares ocupadas, Ministério da Educação adiou o exame para os dias 3 e 4
Rio de Janeiro|Do R7

O MEC (Ministério da Educação) informou nesta sexta-feira (4) que o número de candidatos do Estado do Rio de Janeiro que tiveram as provas adiadas para 3 e 4 de dezembro subiu de 7.232 para 15.975. A mudança acontece devido à ocupação de 12 unidades escolares onde os inscritos fariam o exame.
Já para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, a aplicação do exame foi remarcada para 13 e 14 de dezembro, conforme DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (4).
A aplicação do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) ocorreria nos dias 6 e 7 de dezembro. No entanto, o MEC informou que houve necessidade de adiar essas provas para adequar a logística em decorrência da segunda prova do Enem, que precisará ser aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro devido à ocupação das escolas.
Na última terça-feira (1º), o MEC havia divulgado que a aplicação do Enem no Rio seria adiada em oito escolas, uma universidade e um instituto federal. Diante de novas ocupações, o ministério confirmou hoje os novos locais de provas que tiveram a aplicação do Enem adiada.
No Rio, 12 unidades escolares das 848 previstas foram afetadas pelas ocupações (veja a seguir a lista das instituições).
A pasta também informou que, em todo o Brasil, o número de inscritos que farão as provas em dezembro subiu de 191.494 para 240.304 (2,79% do total de inscritos). O número de locais ocupados passou de 304 para 364.
Segundo o MEC, os locais de prova desocupados depois das 23h59 da última segunda-feira (31), prazo estipulado pelo ministério, seguem na lista de escolas onde o exame foi adiado. Também acrescentou que a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação colocaria em risco a segurança do Enem e inviabilizaria sua complexa logística.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, o participante que não realizará a prova neste final de semana foi comunicado por e-mail e SMS. A informação também ficou disponível no aplicativo do Enem e na página do participante na internet.
Diante da insegurança pela possibilidade de novas ocupações, o instituto aconselha que os inscritos só deixem de ir para o local de provas se forem comunicados por algum destes meios.
Locais onde as provas foram adiadas:
Duque de Caxias
- Colégio Pedro 2º – Prédio Principal - Rua Doutor Manoel Reis, 501, Vila Centenário
- IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) - Bloco I - Avenida Republica do Paraguai, 120, Sarapuí
Niterói
- UFF (Universidade Federal Fluminense) - Campus Gragoatá - Rua Visconde Do Rio Branco, S/N, São Domingos
Nova Iguaçu
- UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) - Campus Nova Iguaçu - Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº, Moqueta
Rio das Ostras
- UFF – Campus Rio das Ostras - Rua Recife, S/N, Jardim Bela Vista
Rio de Janeiro
- Colégio Pedro 2º - Unidade Centro - Avenida Marechal Floriano, 80, Centro
- Colégio Pedro 2º - Unidade Engenho Novo 2 - Rua Barão do Bom Retiro, 726, Engenho Novo
- Colégio Pedro 2º - Unidade Humaitá 2 - Rua Humaitá, 80, Humaitá
- Colégio Pedro 2º - Unidade Realengo 2 - Rua Bernardo de Vasconcelos, 941, Realengo
- Colégio Pedro 2º - Unidade São Cristóvão 2 - Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão
- Colégio Pedro 2º - Unidade São Cristóvão 3 - Rua Pirauba, S/N, São Cristóvão
- Colégio Pedro 2º - Unidade Tijuca 2 - Rua São Francisco Xavier, 204, Tijuca