Esquema para o Réveillon tem proibição do estacionamento em Copacabana a partir de sexta (30)
Interdições de vias na zona sul começam a partir das 7h da manhã de sábado (31), com bloqueio da av. Atlântica
Rio de Janeiro|Victor Tozo*, do R7
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira (26), o esquema operacional para a festa de Réveillon 2023 na cidade. As restrições no trânsito de Copacabana, na zona sul, onde é esperada a maior concentração de pessoas, começam ainda na sexta-feira (30), com a proibição de estacionamento no bairro.
As festividades ocorrerão em diversas localidades do Rio, com várias atrações musicais e queima de fogos: Copacabana e Flamengo, na zona sul; Barra da Tijuca e Recreio, Guaratiba e Sepetiba, na zona oeste; Penha, Ramos, Ilha do Governador e Madureira, na zona norte; e ilha de Paquetá, a 15 km do centro.
O maior espetáculo pirotécnico será o de Copacabana, com duração esperada de 12 minutos. Os fogos serão disparados com o auxílio de GPS, segundo a prefeitura. O bairro também contará com dois palcos, e, entre os artistas que vão performar na virada, estão Zeca Pagodinho e IZA.
Trânsito
O estacionamento em Copacabana passará a ser proibido, de forma escalonada, a partir das 6h de sexta (30) e só voltará a ser totalmente permitido às 21h de segunda (2). A lista completa de ruas com restrições de estacionamento e os horários de início e liberação podem ser consultados no site da prefeitura.
Já as interdições de vias de Copacabana, Ipanema e Flamengo serão iniciadas pela CET-Rio no sábado (31), a partir das 7h da manhã.
A partir das 7h de sábado (31/12):
• bloqueio da pista da avenida Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, incluindo a pista da orla no trecho do Leme, e inversão da mão de direção na pista junto às edificações; e
• bloqueio da pista das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto junto à orla para implantação da área de lazer.
A partir das 16h de sábado (31/12):
• interdição total da avenida Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.
A partir das 19h30 de sábado (31/12):
• bloqueio dos acessos à Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo (exceto para ônibus e táxis);
• implantação de reversível na pista junto às edificações nas avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto, o que permitirá o acesso organizado dos ônibus ao terminal que será montado em Ipanema para escoamento do público;
• ônibus de linhas regulares terão acesso permitido até às 22h; e
• interdição do Aterro do Flamengo (no trecho correspondente à área de lazer) e da Enseada de Botafogo.
A partir das 22h de sábado (31/12):
• bloqueio total dos acessos a Copacabana para todos os tipos de veículo automotor, incluindo ônibus e táxis;
• interdição da av. Vieira Souto, pista junto às edificações, com acesso permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.
As vias começarão a ser liberadas a partir das 5h horas de domingo (1º), com o desbloqueio dos acessos a Copacabana, da pista junto às edificações da av. Vieira Souto e a av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo).
A av. Atlântica permanecerá totalmente fechada até as 10h da manhã, quando será reaberta a pista junto às edificações, que seguirá funcionando com a mão invertida. A pista junto à orla da av. Vieira Souto só será liberada às 18h, com o término da área de lazer.
Ônibus e BRT
Dois terminais de ônibus ficarão responsáveis pelo embarque de passageiros a partir das 22h de sábado (31). Eles estarão localizados na Enseada de Botafogo e na av. Vieira Souto, em Ipanema.
Ao menos 30 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados devido à festa de Réveillon. A lista completa e as modificações nos trajetos podem ser consultadas aqui.
Já em relação ao funcionamento dos BRTs, a Mobi-Rio informou que os serviços serão reforçados no sábado (31), das 16h às 22h, e no domingo (1º), das 4h às 10h.
Metrô
As estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca ficarão abertas para embarque mesmo após a meia-noite. As demais estações só permanecerão realizando desembarque, com exceção da Cidade Nova.
Já no domingo (1º), as estações funcionarão das 7h às 23h, exceto Cidade Nova, Praça Onze, Saara/Presidente Vargas, Uruguaiana/Centro e Catete, que só serão reabertas às 5h de segunda-feira (2).
É importante lembrar que para acessar o metrô no Réveillon a partir das 19h de sábado (31) até as 5h de domingo (1º) é necessário um cartão especial.
O bilhete é vendido na estação Carioca, no centro. De segunda (26) até sexta (30), o horário para a compra é das 10h às 21h. No sábado, a passagem poderá ser adquirida até as 19h.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira