Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Esquema para o Réveillon tem proibição do estacionamento em Copacabana a partir de sexta (30)

Interdições de vias na zona sul começam a partir das 7h da manhã de sábado (31), com bloqueio da av. Atlântica

Rio de Janeiro|Victor Tozo*, do R7

Réveillon 2023 no Rio terá festa em dez locais pela cidade, incluindo Copacabana, na zona sul
Réveillon 2023 no Rio terá festa em dez locais pela cidade, incluindo Copacabana, na zona sul

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira (26), o esquema operacional para a festa de Réveillon 2023 na cidade. As restrições no trânsito de Copacabana, na zona sul, onde é esperada a maior concentração de pessoas, começam ainda na sexta-feira (30), com a proibição de estacionamento no bairro.

As festividades ocorrerão em diversas localidades do Rio, com várias atrações musicais e queima de fogos: Copacabana e Flamengo, na zona sul; Barra da Tijuca e Recreio, Guaratiba e Sepetiba, na zona oeste; Penha, Ramos, Ilha do Governador e Madureira, na zona norte; e ilha de Paquetá, a 15 km do centro.

O maior espetáculo pirotécnico será o de Copacabana, com duração esperada de 12 minutos. Os fogos serão disparados com o auxílio de GPS, segundo a prefeitura. O bairro também contará com dois palcos, e, entre os artistas que vão performar na virada, estão Zeca Pagodinho e IZA.

Leia também

Trânsito

O estacionamento em Copacabana passará a ser proibido, de forma escalonada, a partir das 6h de sexta (30) e só voltará a ser totalmente permitido às 21h de segunda (2). A lista completa de ruas com restrições de estacionamento e os horários de início e liberação podem ser consultados no site da prefeitura. 


Já as interdições de vias de Copacabana, Ipanema e Flamengo serão iniciadas pela CET-Rio no sábado (31), a partir das 7h da manhã.

A partir das 7h de sábado (31/12):


• bloqueio da pista da avenida Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, incluindo a pista da orla no trecho do Leme, e inversão da mão de direção na pista junto às edificações; e

• bloqueio da pista das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto junto à orla para implantação da área de lazer.


A partir das 16h de sábado (31/12):

• interdição total da avenida Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.

A partir das 19h30 de sábado (31/12):

• bloqueio dos acessos à Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo (exceto para ônibus e táxis);

• implantação de reversível na pista junto às edificações nas avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto, o que permitirá o acesso organizado dos ônibus ao terminal que será montado em Ipanema para escoamento do público;

• ônibus de linhas regulares terão acesso permitido até às 22h; e

• interdição do Aterro do Flamengo (no trecho correspondente à área de lazer) e da Enseada de Botafogo.

A partir das 22h de sábado (31/12):

Acessos à Copacabana serão completamente bloqueados a partir das 22h de sábado (31)
Acessos à Copacabana serão completamente bloqueados a partir das 22h de sábado (31)

• bloqueio total dos acessos a Copacabana para todos os tipos de veículo automotor, incluindo ônibus e táxis;

• interdição da av. Vieira Souto, pista junto às edificações, com acesso permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.

As vias começarão a ser liberadas a partir das 5h horas de domingo (1º), com o desbloqueio dos acessos a Copacabana, da pista junto às edificações da av. Vieira Souto e a av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo).

A av. Atlântica permanecerá totalmente fechada até as 10h da manhã, quando será reaberta a pista junto às edificações, que seguirá funcionando com a mão invertida. A pista junto à orla da av. Vieira Souto só será liberada às 18h, com o término da área de lazer.

Ônibus e BRT

Dois terminais de ônibus ficarão responsáveis pelo embarque de passageiros a partir das 22h de sábado (31). Eles estarão localizados na Enseada de Botafogo e na av. Vieira Souto, em Ipanema.

Ao menos 30 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados devido à festa de Réveillon. A lista completa e as modificações nos trajetos podem ser consultadas aqui.

Já em relação ao funcionamento dos BRTs, a Mobi-Rio informou que os serviços serão reforçados no sábado (31), das 16h às 22h, e no domingo (1º), das 4h às 10h.

Metrô

As estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca ficarão abertas para embarque mesmo após a meia-noite. As demais estações só permanecerão realizando desembarque, com exceção da Cidade Nova.

Já no domingo (1º), as estações funcionarão das 7h às 23h, exceto Cidade Nova, Praça Onze, Saara/Presidente Vargas, Uruguaiana/Centro e Catete, que só serão reabertas às 5h de segunda-feira (2).

É importante lembrar que para acessar o metrô no Réveillon a partir das 19h de sábado (31) até as 5h de domingo (1º) é necessário um cartão especial.

O bilhete é vendido na estação Carioca, no centro. De segunda (26) até sexta (30), o horário para a compra é das 10h às 21h. No sábado, a passagem poderá ser adquirida até as 19h.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.