Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Estado do Rio registra frio recorde no Parque de Itatiaia : - 8,1º C

Guardas informaram que as bordas do Lago Rebouças, na parte alta, chegaram a congelar e que geou na região da Serra da Mantiqueira

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Em Trajano de Moraes foi registrado 8º C no fim de semana
Em Trajano de Moraes foi registrado 8º C no fim de semana

O Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, entre os municípios de Itatiaia no Estado do Rio de Janeiro e Itamonte, em Minas Gerais, registrou, nesta segunda-feira (8), a temperatura mais baixa do ano: - 8,1° °C , na altura do Posto Marcão, a 2.469 metros de altitude, do lado de Resende. No domingo (7), a temperatura tinha ficado em - 7,6 ºC.

Leia mais: Cantor gospel é baleado na cabeça em assalto na Baixada Fluminense

Os guardas do Parque Nacional de Itatiaia informaram que as bordas do Lago Rebouças, na parte alta, chegaram a congelar e que geou na região.

A área do parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do Rio Grande, afluente do Rio Paraná, e a do Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.


O frio também veio acompanhado de ventania e ressaca do mar. Na capital, a areia atingiu o calçadão da avenida Delfim Moreira, no Leblon, e as pistas da praia.

A concessionária Orla Rio informou que, desde a noite de sábado (6), toda a equipe de manutenção ficou em regime de pronto atendimento para minimizar os efeitos da ressaca que atingiu o Rio.


Leia também

“Até o momento, apenas o quiosque Azur, no Leblon, sofreu danos no mobiliário, sem nenhum registro de feridos", disse a concessionária.

Segundo a Orla Rio, logo após a ocorrência, a equipe iniciou o trabalho de limpeza e verificou o sistema elétrico do local para evitar acidentes. De acordo com a concessionária, todos os serviços foram concluídos no domingo, e o quiosque voltou a funcionar parcialmente.


Limpeza das pistas

A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) finalizou o serviço de remoção de areia da avenida Delfim Moreira, e as pistas foram lavadas com água de reúso.

O trabalho foi realizado no Leblon, do Posto 11 ao Jardim de Alah, e no Arpoador, com limpeza da ciclovia e do calçadão. Entre sábado e domingo foram recolhidas e devolvidas à praia 55 toneladas de areia. 

Para esta terça-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia prevê para a capital fluminense tempo passando de céu parcialmente nublado a claro e temperaturas de 13ºC (mínima) e de 24ºC (máxima).

Fim de semana 

No interior do Estado, a temperatura caiu de forma brusca. O vento gelado nos últimos dias é resultado de uma massa de ar polar mais rigorosa do que a de ar frio, que dominou a região Sudeste, segundo meteorologistas. Em Tirol e Alto Macabu, área rural de Trajano de Moraes, o termômetro marcou 8° C. 

Assista o vídeo abaixo 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.