Garis fazem manifestação após decisão de manter greve no Rio
Audiência de conciliação entre sindicato da categoria e Comlurb terminou sem acordo nesta tarde no TRT-RJ
Rio de Janeiro|Do R7
Trabalhadores da limpeza urbana fizeram uma manifestação, na noite desta quarta-feira (30), após a decisão de manter a greve no Rio. O grupo faz uma caminhada pela avenida Presidente Vargas, no centro, em direção ao prédio da prefeitura.
Mais cedo, a audiência de conciliação entre o Siemaco-Rio (Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação) e a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) terminou sem acordo no TRT-RJ (Tribunal Regional do Trabalho).
Segundo informações do Cidade Alerta RJ, a empresa ofereceu um reajuste salarial de 8% – 6% em março e outra parte no segundo semestre –, mas a proposta não foi aprovada em assembleia da categoria.
A paralisação dos garis já está no terceiro dia, e há muito lixo acumulado nas ruas da cidade. Os trabalhadores que tentaram recolher o lixo no bairro de Copacabana, na zona sul, sofreram ameaças na noite desta terça-feira (29).
Ontem, a Comlurb divulgou a decisão da Justiça de aplicar multa diária de R$ 400 mil ao sindicato pelos dois dias de paralisação, em razão de a greve ter sido considerada ilegal.