Governador em exercício troca o comando de quatro pastas no Rio

As mudanças ocorrem na Polícia Civil, PGE (Procuradoria Geral do Estado), CGE (Controladoria Geral do Estado) e no Gabinete de Segurança Institucional

Governador faz mudanças no comando de quatro pastas

Governador faz mudanças no comando de quatro pastas

Carlos Magno/Governo do Rio de Janeiro

O Governo do Rio anunciou nesta terça-feira (15) a troca do comando na Polícia Civil, PGE (Procuradoria Geral do Estado), CGE (Controladoria Geral do Estado) e no Gabinete de Segurança Institucional.

Veja também: Rio: Justiça volta a proibir retorno às aulas na rede particular

Na Polícia Civil, Allan Turnowski assume o lugar do delegado Flávio Brito. Allan está na Polícia Civil desde o concurso de 1997. Além disso, já foi chefe de Polícia Civil entre 2009 e 2011. Até então, era o diretor-geral de Polícia da Capital. Ele tem curso de antiterrorismo da Polícia de Louisiana e curso da SWAT, do governo dos EUA.

Bruno Dubeux assume a função de Reinaldo Silveira na PGE. Ele entrou no concurso público de 2004 e foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro. Dubeux é mestre em Políticas Públicas e Processo, com formação Avançada em Negociação e Tomada de Decisões pela Harvard Kennedy School of Government, além de líder sênior do Setor Público pela Harvard Kennedy School of Government, membro do Conselho Superior da PGE-RJ e conselheiro da OAB/RJ.

Já a CGE, antes era liderada por Hormindo Bicudo Neto e agora será comandada por Francisco Ricardo Soares, especialista em compliance e gestão bancária, funcionário de carreira do Banco do Brasil por 34 anos, ocupando o cargo de superintendente nos últimos cinco anos na estatal. 

Por fim, o delegado federal Marcelo Bertolucci assume o Gabinete de Segurança Institucional, que até então era chefiado pelo contra-almirante José Luiz Corrêa.

Bertolucci está na Polícia Federal desde 1996. Ele foi chefe da Unidade de Repressão a Crimes Eleitorais da Dicor(Divisão de Combate ao Crime Organizado) em Brasília, no ano de 2018. Além disso, desempenhou as funções de Vice-presidente do Detran-RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro), após ser cedido ao Estado do Rio em 2019.

O delegado federal chegou a ser presidente do Detran-RJ e, até então, ocupava o cargo de subsecretário de Administração da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Bertolucci tem pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal.

*Sob supervisão de PH Rosa