Guarda Municipal afasta agente que jogou spray de pimenta em bebê durante protesto em Niterói
Caso aconteceu durante a manifestação contra a morte do vendedor de balas Hiago Macedo Oliveira Bastos na segunda (14)
Rio de Janeiro|Bruna Oliveira e Inácio Loyola, do R7*

Os agente envolvidos no lançamento de spray de pimenta na direção de um bebê durante a manifestação contra a morte do vendedor de balas Hiago Macedo Oliveira Bastos, na última segunda-feira (15), em frente à estação das barcas de Niterói, na região metropolitana do Rio, foram afastados das ruas.
A Prefeitura de Niterói informou que os guardas serão ouvidos pela Corregedoria da Guarda Municipal para esclarecimento dos fatos.
"A GM condena qualquer tipo de violência. O uso do spray de pimenta só é indicado quando há perigo à integridade física de terceiros ou dos próprios agentes", informou por meio de nota.
O momento em que o spray de pimenta foi lançado por um guarda municipal em direção ao rosto da criança, que estava nos ombros de um dos manifestantes, foi registrado em foto.
Ontem, o caso já havia sido denunciado pelo pai da criança, que relatou ser amigo do vendedor assassinado por um policial militar.
Morte de Hiago
O vendedor de balas Hiago Macedo de Oliveira Bastos, de 21 anos, foi morto a tiros por um policial militar após uma discussão na estação das barcas de Niterói, nesta segunda-feira (14).
Inicialmente, a Polícia Militar declarou que um agente de folga teria presenciado uma tentativa de roubo e que, ao intervir, a vítima teria "investido contra a integridade" do policial, que atirou.
No entanto, familiares e testemunhas negam essa versão. A viúva afirmou que o jovem era trabalhador e lutava diariamente para levar para casa o sustento com a venda de balas.
O policial militar que atirou e matou Hiago está preso e vai responder por homicídio doloso qualificado por motivo fútil.
Outra manifestação que pediu justiça por Hiago ocorreu durante o enterro do corpo do jovem no Cemitério do Maruí, em Niterói, nesta terça-feira (15). O protesto seguiu para as barcas, local onde a vítima foi assassinada.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira















