Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Incêndio em hospital: idosa de 93 anos é 1ª vítima enterrada no Rio

Berta Gonçalves Berreiros Sousa foi uma das 11 vítimas fatais do incêndio que atingiu o Hospital Badim na noite de quinta-feira (12)

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7

Berta Gonçalves era portuguesa
Berta Gonçalves era portuguesa Berta Gonçalves era portuguesa

O corpo de Berta Gonçalves Berreiros Sousa, de 93 anos, foi sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (13). A idosa foi uma das 11 vítimas fatais do incêndio que atingiu o Hospital Badim, na Tijuca, zona norte, na noite de quinta (12).

Segundo a família, a idosa estava internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da unidade após passar por cirurgia. O genro disse que ela apresentava bom estado de saúde e havia se alimentado normalmente no dia do acidente.

Parentes contaram ainda que Berta nasceu em Portugal e se mudou para o Brasil aos 20 anos de idade. Ela deixou sete filhos e 14 netos.

Ao menos outras quatro vítimas já reconhecidas por familiares serão enterradas no sábado (14). Segundo peritos, todas morreram em decorrência de asfixia em razão da fumaça.

Publicidade

Entre as dez vítimas levadas ao IML (Instituto Médico Legal), cinco delas tiveram seus nomes divulgados: Ana Almeida do Nascimento, de 90 anos, Irene Freiras de Brito, de 84 anos, Luiza dos Santos Melo, de 88 anos, Virgílio Claudino da Silva, de 66 anos, e Maria Alice Teixeira, que não teve idade revelada.

Segundo a direção do Hospital Badim, 103 pacientes estavam internados na unidade no momento do acidente. Durante o incêndio, 77 foram transferidos às pressas para instituições de saúde e outras 15 retornaram para casa. Além disso, ao menos 20 funcionários e acompanhantes seguem internados.

Publicidade

O hospital informou ainda que um comitê de apoio foi acionado para prestar acolhimento e apoio psicológico aos familiares, além de tomar as providências relacionadas aos sepultamentos.

A 18ª DP (Praça da Bandeira) abriu uma investigação para apurar as causas do acidente no Hospital Badim. Equipamentos do circuito interno foram recolhidos por agentes nesta manhã. O objetivo é descobrir como o fogo começou. Segundo a unidade, o incêndio começou em um gerador no subsolo do prédio.

Também pela manhã, a Defesa Civil interditou o hospital e outros quatros imóveis no entorno por medida de segurança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.