Justiça aceita denúncia contra ex-secretário de saúde de Cabral
Sérgio Côrtes havia sido preso, em abril de 2017, mas foi solto pelo ministro Gilmar Mendes; investigação do MPF aponta fraudes no Into
Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*, com RecordTV

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro, aceitou, na segunda-feira (13), a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra o ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Sérgio Côrtes. Um empresário ligado a uma multinacional de equipamentos hospitalares também foi denunciado.
Na denúncia, o MPF aponta fraudes em licitações do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), envolvendo empresas internacionais. Os investigadores afirmam que, entre 2006 e 2017, os desvios chegaram a R$ 300 milhões.
Côrtes e outras duas pessoas serão ouvidas pela Justiça Federal.
A defesa do acusado afirmou que a denúncia diz respeito à licitações realizadas entre os anos de 2007 a 2014, quando Sérgio Côrtes não era mais diretor do Into. Mas garantiu que ele continuará colaborando com as autoridades.
PF prende 20 em operação contra fraudes na saúde do RJ
Operação Fatura Exposta
Sérgio Côrtes ocupou o cargo de secretário estadual de saúde de 2007 a 2013, durante o durante o governo de Sérgio Cabral. Ele foi denunciado e preso na Operação Fatura Exposta, em abril de 2017, acusado de movimentar ao menos 4 milhões e trezentos mil dólares em contas na Suíça. Após a transação bancária, o suspeito transferiu a quantia para uma offshore nas Bahamas, entre 2011 e 2017.
Em novembro, o ex-secretário admitiu ao juiz Marcelo Bretas ter recebido cerca de 3 milhões de dólares de um empresário em uma conta nas Bahamas e reconheceu que usou o dinheiro para pagar despesas pessoais.
Em fevereiro deste ano, o ministro Gilmar Mendes do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a soltura de Sérgio Côrtes. Em sua decisão, o ministro proibiu o ex-secretário de manter contato com os demais investigados e de deixar o país. Ainda de acordo com a determinação, Côrtes deve permanecer em recolhimento domiciliar à noite e nos fins de semana.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa















