Rio de Janeiro Mortes por intervenção do Estado sobem 43% em abril, aponta ISP

Mortes por intervenção do Estado sobem 43% em abril, aponta ISP

Aumento foi registrado em comparação com o mesmo mês em 2019. Outros índices, como roubos de carga, veículo, rua e latrocínios sofreram queda

Mortes por intervenção do estado continuam crescendo em 2020

Mortes por intervenção do estado continuam crescendo em 2020

Johnson Parraguez/Agência O Dia - 03.10.2017

O ISP-RJ (Instituto de Segurança Pública) divulgou na última terça-feira (26) os índices de violência do Rio de Janeiro em abril, que revelaram um aumento de 43% nas mortes por intervenção de agentes do Estado em comparação ao mesmo mês em 2019. Foram 606 pessoas mortas pelo Estado em 2020, sendo 177 no último mês.

MPF solicita dados sobre a abertura do comércio em Duque de Caxias

A estatística contraria a própria constatação do ISP, que afirma que com as medidas de distanciamento social, pode haver uma queda dos principais indicadores de violência, assim como uma subnotificação de registros de ocorrência.

De fato, dos indicadores estratégicos, apenas as mortes por intervenção de agentes do Estado tiveram aumento em abril. Os crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal), por exemplo, caíram 14% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado, com 321 registros.

Os roubos de carga, veículo e de rua (a transeunte, aparelho celular e em coletivo) tiveram reduções de 49%, 51% e 64% em abril, respectivamente. Todos estes índices de roubo tem uma redução de pelo menos 30% no primeiro quadrimestre de 2020 em comparação ao de 2019.

Rio: família cai de telhado após subir no local para soltar pipa e tirar fotos

Em nota, o ISP também destacou a redução de crimes contra a mulher. Em abril, os índices de feminicídio e tentativas de femincídio sofreram queda e os crimes contra mulheres que se enquadram na lei Maria da Penha recuaram 51% em comparação com abril do ano passado.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas