MP denuncia dois policiais por morte em ação no Jacarezinho
Operação na comunidade terminou com a morte de 28 pessoas em maio deste ano
Rio de Janeiro|Márcio Mendes, do R7*
Dois policiais civis foram denunciados à Justiça pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), nesta sexta-feira (15), por envolvimento na morte de um homem durante a operação no Jacarezinho, considerada a ação mais letal em uma comunidade do Rio, que terminou com 28 mortes, em maio deste ano.
Esta é a primeira denúncia feita pela força-tarefa do MP-RJ criada para realizar uma apuração independente sobre o caso.
Um dos agentes participantes da operação é acusado do homicídio, por meio de disparo de arma de fogo, de Omar Pereira da Silva no interior de uma casa na travessa São Manuel.
De acordo com a denúncia, o crime ocorreu quando a vítima estava encurralada em um dormitório infantil, desarmada e já baleada no pé.
Ainda segundo a ação penal, o policial responsável pelo disparo e outro agente, também denunciado, retiraram o cadáver dali antes da realização da perícia.
Os policiais também são acusados de colocar uma granada no local do crime e, no momento do registro da ocorrência em sede policial, apresentar uma pistola e um carregador, "alegando falsamente" terem encontrado os objetos com a vítima.
Um dos denunciados responderá pelos crimes de homicídio doloso e fraude processual. O outro agente é acusado pelo crime de fraude processual. O MP também pediu à Justiça o afastamento dos policiais das funções públicas, no que diz respeito à participação em operações policiais.
Segundo os promotores de Justiça, os casos investigados durante a operação estão sendo analisados separadamente, de acordo com os locais onde ocorreram, as circunstâncias, com os respectivos laudos e as respectivas testemunhas.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira