Logo R7.com
RecordPlus

Operação Estado Paralelo cumpre mandados de busca e apreensão contra traficantes e PMs no RJ

Policiais militares são investigados por suspeita de receber propina para não reprimir tráfico

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) realiza nesta manhã de quinta-feira (06) a Operação Estado Paralelo. A ação deve cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra 31 traficantes e 17 policiais militares, suspeitos de receberem propina para não atuarem na região de Japeri e Engenho Pedreira. Outros 13 mandados são direcionados para pessoas que cumprem pena nas unidades prisionais de Gericinó e Japeri. A operação também age em 16 comunidades na capital e na região metropolitana do Rio.

Entre os denunciados estão o chefe da organização criminosa Ipojucan Soares de Andrade, conhecido como Coroa, ou JJ, que está preso desde agosto de 2015, o seu filho adotivo, Silvio Cesar de Jesus Esteves, o Silvinho, e Marcelo da Silva Guilherme, o Marcelinho dos Prazeres. Mesmo estando presos, eles comandavam uma quadrilha que atuava no tráfico de drogas e que atualmente estava sob o controle de Robson Luiz Ferreira Mesquita, o 22, que também está cumprindo pena de reclusão. Marcelinho ainda mantém o controle do tráfico no Morro dos Prazeres.


Além dos três, também integra a denúncia Alan Camargo da Silva, o Gordão, responsável pela negociação de armas e munições para as comunidades de Japeri, e também suspeito de roubar veículos em Nova Iguaçu, na baixada fluminense. A ação aponta ainda a trajetória de Breno da Silva de Souza, que é suspeito de praticar roubos no Arco Metropolitano e nas regiões de Engenheiro Pedreira e Paracambi.

Os 31 suspeitos são acusados pelos crimes de associação para prática criminosa e podem cumprir pena de reclusão de três a dez anos. Os mandados foram expedidos pelo juiz Leopoldo Heitor Mendes Jr. da 1ª Vara de Japeri.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.