Polícia pede para arquivar inquérito sobre operação com 13 mortos no RJ
Documento elaborado pela Delegacia de Homicídios da Capital concluiu que os policiais militares “agiram em legítima defesa" durante a ação
Rio de Janeiro|Do R7
A Polícia Civil confirmou, nesta sexta-feira (1º), que pediu à Justiça o arquivamento do inquérito que investigou as 13 mortes por intervenção de agentes do Estado, em fevereiro deste ano, na comunidade do Fallet/Fogueteiro, em Santa Tereza, região central do Rio de Janeiro.
O documento elaborado pela DHC (Delegacia de Homicídios da Capital) concluiu que não houve indício de crime e que os policiais militares que participavam da ação naquela comunidade “agiram em legítima defesa".
Segundo as investigações, os PMs trocaram tiros com traficantes que estavam na lavanderia de um residência, que já havia sido usada como esconderijo em outra ocasião. Mas suspeitos que fugiram para outras casas foram presos em flagrante.
A polícia ressaltou que a conclusão do inquérito foi baseada em provas periciais, reconstituição do caso na comunidade, depoimentos e ações de inteligência.
No entanto, moradores disseram que ao menos nove pessoas foram executadas durante a ação da polícia. Testemunhas afirmaram que militares atiraram contra suspeitos que já estavam cercados e rendidos.