Polícia recupera obra de artista português roubada na Dutra
Peça que integra a coleção "AcorDo Rei" foi encontrada na zona norte; caminhão com 52 obras de Isaque Pinheiro foi roubado no fim de novembro
Rio de Janeiro|PH Rosa, do R7
A Polícia Militar do Rio de Janeiro recuperou, nesta segunda-feira (10), uma das obras do artista plástico Isaque Pinheiro roubadas na via Dutra, na altura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo a PM, a obra foi encontrada pelo 41º BPM (Irajá) na comunidade Beira Rio, na zona norte da capital. Durante a ação, um suspeito foi preso.
No último dia 27, 52 obras do artista foram roubadas quando eram levadas para Belo Horizonte, em Minas Gerais. Os trabalhos fazem parte da coleção “AcorDo Rei”, que estavam expostas no Paço Imperial, na zona portuária do Rio. Na capital mineira, as obras ficaram em uma exposição a partir do dia 1º.
Leia também
O caminhão com as obras foi assaltado na Dutra e encontrado vazio horas depois pela polícia, no Chapadão, zona norte, conforme informou a galeria dotART na ocasião.
Logo após o ocorrido, o artista Isaque Pinheiro disse ao R7, por telefone, que estava voltando para Portugal e acompanharia as investigações por meio da galeria de arte mineira, que era a responsável pelo transporte das peças.
Segundo Pinheiro, as obras poderiam valer cerca de R$ 300 mil, mas ele não acredita ter sido alvo de algum ladrão de arte.
Biblioteca Nacional recupera mais 4 obras roubadas de acervo no Rio
"Acho que foi um azar. Eles [criminosos] devem ter ido roubar um caminhão e quando abriram se depararam com obras de arte".
Isaque Pinheiro ainda contou que faz visitas ao Brasil desde 1996 e, apesar de estar muito chateado com o roubo, não pretende deixar de expor suas obras no País.
"De jeito nenhum penso em uma reação extrema. Mas é como fala Tom Jobim: 'O Brasil não é para principiantes'. E eu não sou um principiante. Isto não vai fazer com que eu recue. Continuo gostando do Brasil."
Veja o vídeo: