Rio de Janeiro Primeiro bar a servir chope no Rio fechará as portas sábado (14)

Primeiro bar a servir chope no Rio fechará as portas sábado (14)

A situação mobilizou famosos chefes de cozinha que lançaram campanhas para salvar o local que acumula 132 anos de tradição no centro da cidade

Primeiro bar a servir chopp no Rio fecha as portas sábado (14)

Local encerra as atividades no sábado (14)

Local encerra as atividades no sábado (14)

Reprodução/Record TV Rio

Inaugurado há 132, o Bar Luiz vai fechar as portas no sábado (14) por conta da crise econômica. Localizado no centro do Rio de Janeiro, o estabelecimento foi o primeiro a servir chope na cidade.

Veja também: RJ: Justiça decreta prisão de 11 suspeitos de chacina na zona norte

O bar, que fica na rua da Carioca, não ficava tão cheio como nesta última semana e isso deu esperanças aos amantes do local.

Os administradores dizem que foram dois anos de tentativa para equilibrar as contas e melhorar o faturamento, mas as despesas continuaram maiores que o lucro.

A situação mobilizou famosos chefes de cozinha que lançaram campanhas para salvar o local.

Dos 35 funcionários restaram apenas sete e entre eles está Emerson, que vem fazendo de tudo para salvar o bar.

"Nós, funcionários, estamos trabalhando de forma precária e no sacrifício. Mas, não abandonamos a questão da luta por acreditar que um dia alguém vai olhar por nós."

O ambiente, que conserva o clima antigo do Rio presente nas fotos, em um de seus episódios emblemáticos, o compositor Ari Barroso evitou que ele fosse depredado por um grupo de estudantes de um colégio.  O músico precisou explicar que o antigo nome, Adolf, não tinha relação com Adolf Hitler. A partir da confusão o nome mudou para Bar Luiz.

Segundo frequentadores do local, ele representa um patrimônio para a cidade.

*Sob supervisão de PH Rosa