Primeiro parque de reciclagem do Rio é inaugurado na zona oeste
Projeto poderá ser levado para outras comunidades cariocas. Local irá ajudar na preservação do meio ambiente e criaou de novo empregos
Rio de Janeiro|Isabela Afonso, do R7*, com Record TV Rio
O primeiro parque de reciclagem do Rio de Janeiro foi inaugurado, nesta segunda-feira (10), em Realengo, na zona oeste. O projeto é um piloto e poderá ser levado para outras comunidades cariocas.
Além de ajudar a preservar o meio ambiente, o local permitiu a criação de novos empregos e vai fazer com que os cooperadores recebam uma ajuda de custo fixa de R$ 1.500 por mês.
O local, que estava abandonado há 40 anos, recebe materiais como garrafa pet, sacolas plásticas, metais, papel, papelão, eletro eletrônicos, vidro e até mesmo óleo.
A engenheira ambiental Danielle Gomes explica que o óleo depositado no parque será transformado em biodiesel e com isso ajudará o meio ambiente.
"Considerando que 20% de biodiesel reduz 60% de CO2, a gente está fazendo um grande investimento, não só pra sociedade, como geração de emprego, mas também no meio ambiente para a preservação", disse Danielle.
As pessoas que trouxerem seus lixos ao parque receberão um cartão com bônus e com ele poderá pagar contas de luz, boletos bancários, recarregar celular e fazer transferência.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Thiago Calil