Procon-RJ identifica infrações ao consumidor em sites de brinquedos
Fornecedor terá até cinco dias após o recebimento da notificação para fazer alterações. Poderá haver multas caso recomendações não sejam cumpridas
Rio de Janeiro|Isabela Afonso, do R7*
Fiscais do Procon-RJ identificaram, nesta quarta-feira (7), práticas que infringem o Código de Defesa do Consumidor em seis dos dez sites vistoriados que vendem brinquedos.
Leia também: Policiais militares são atacados a tiros em favela do centro do Rio
As empresas deverão apresentar as alterações em até cinco dias após o recebimento da notificação. Caso não sejam cumpridas as recomendações, será instaurado um processo que poderá causar uma multa.
Um anúncio de uma das lojas onlines dizia que um determinado brinquedo estava com 50% de desconto, porém havia divergência entre o valor ofertado e o preço na página de finalização da compra.
Outros problemas também foram detectados, como: divergência entre o valor ofertado e o preço na página de finalização da compra, ausência de preço no catálogo de produtos, Instagram da marca sem o preço dos produtos etc.
Leia também: RJ: suspeito de matar e jogar corpo de pré-candidata em rio é preso
Também foi detectado que, em alguns sites, na política de troca a loja se exime da responsabilidade em caso de defeito se o consumidor procurar a empresa depois de sete dias. Além de compor uma informação sobre frete grátis para todo o Brasil sem deixar claro que é apenas para compras acima de R$ 199,00.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.