Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Professores da Uerj decidem suspender greve e retomar aulas

Salários de funcionários e bolsas estudantis ainda não foram pagos

Rio de Janeiro|Do R7

Fim da greve foi decidido em assembleia, realizada nesta quinta-feira (24)
Fim da greve foi decidido em assembleia, realizada nesta quinta-feira (24)

Os professores da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) decidiram suspender a greve e retomar as aulas na instituição na próxima segunda-feira (28).

A decisão foi tomada em assembleia da Asduerj (Associação dos Docentes da UERJ), realizada nesta quinta-feira (24). O semestre letivo estava previsto para começar no dia 1º de agosto.

Segundo Lia Rocha, presidente da Asduerj, a suspensão da greve não é definitiva.

— Não significa o fim do nosso movimento ou o fim da nossa mobilização — disse Lia, em vídeo publicado na página da associação no Facebook.


— Se os acordos não forem cumpridos, infelizmente vamos ser obrigados a voltar à greve. Não há nenhuma condição em voltar às aulas em nossa condição, sem nenhuma isonomia em relação aos outros servidores, recebendo atrasado, os nossos colegas [professores] substitutos sem receber desde janeiro, os bolsistas sem receber desde o início do ano. É uma situação muito grave — declarou a representante dos docentes.

Segundo ela, a suspensão da greve foi decidida "pela maioria" em assembleia que reuniu 400 pessoas.


— Nós avaliamos, frente ao que aconteceu da semana passada até hoje [quinta], que o governo assumiu alguns acordos com esta categoria. Entre eles está o desbloqueio do nosso plano de carreira, que foi aprovado na Alerj no ano passado e até agora não foi cumprido, a criação do GT para dedicação exclusiva no vencimento base, o pagamento de bolsas, o pagamento dos professores substitutos e a discussão sobre um calendário de custeio para a universidade — enumerou.

Lia Rocha disse ainda que, na quarta-feira que vem (30), uma nova paralisação vai ocorrer pelo "Dia de Lutas da Educação", que terá inclusive uma manifestação no centro do Rio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.