Eleições 2022

Rio de Janeiro Quase 13 milhões de eleitores vão às urnas no RJ neste domingo (2)

Quase 13 milhões de eleitores vão às urnas no RJ neste domingo (2)

Rio de Janeiro é o terceiro maior colégio eleitoral do país. Número de pessoas, entre 16 e 17 anos, que irão votar cresceu 134%

Capital reúne o maior número de pessoas aptas a votar: mais de 5 milhões de eleitores

Capital reúne o maior número de pessoas aptas a votar: mais de 5 milhões de eleitores

Fernando Frazão/Agência Brasil

Cerca de 12,8 milhões de eleitores fluminenses vão às urnas, neste domingo (2), para eleger representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. O estado é o terceiro maior colégio eleitoral do país, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo dados do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), o número de eleitores no Rio de Janeiro aumentou 3,37% em relação às últimas eleições gerais, em 2018. A maioria é composta por mulheres: 54%.

Somente na faixa etária entre 16 e 17 anos, quando o voto é facultativo, o eleitorado cresceu 134%, passando de 52.743 jovens, em 2018, para 123.573, em 2022.

Além disso, mais de 86 mil pessoas declararam ter algum tipo de deficiência, sendo que a maior parte está relacionada à locomoção.

Dos 92 municípios, a capital reúne o maior número de pessoas aptas a votar: mais de 5 milhões. O eleitor carioca poderá usar ônibus municipais e BRTs gratuitamente, entre 6h e 20h, para chegar ao local de votação neste domingo. 

Mais de 39 mil urnas eletrônicas serão disponibilizadas para o estado do Rio, que terá reforço na segurança. Cerca de 40 mil agentes da Polícia Militar atuam em patrulhamento de vias públicas, locais de votação e escolta das urnas. Além disso, 8 mil homens das Forças Armadas colaboram com a segurança e a logística das eleições.

Últimas